Os influenciadores digitais podem exercer um ótimo poder de divulgação para a sua marca

Até há poucos anos as marcas utilizavam como uma de suas estratégias de comunicação a divulgação de seus produtos através da imagem vinculada a artistas: músicos, cantores, artistas e celebridades em geral como agentes influenciadores para divulgar ainda mais uma marca. Os tempos, os meios de comunicação e as tendências mudaram, ampliaram e com issoas tendências mudam constantemente em uma velocidade cada vez maior. Assim como o enorme acesso as redes sociais, os meios como as pessoas se relacionam com marcas e serviços também mudou, e para compreender e adequar a esse comportamento novo é essencial que se definam tendências e capacidades para o mundo moderno.

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Nos últimos anos houve uma forte e crescente vertente para divulgação de suas marcas e hoje encontramos os digital influencers: blogueiros, vlogueiros, digital influencer, selfie, life style, stories, insta, likes e seguidores:  é um segmento que está ganhando notoriedade e que possui características fortes e muito interessantes. Todos esses termos tornaram-se novos membros e agentes de comunicação que passaram a fazer parte de toda a população, consequentemente, da nova forma da indústria olhar para quem realmente influencia diretamente o seu consumidor.  Os chamados influenciadores digitais são verdadeiros formadores de opinião e certamente você já foi influenciado por algum deles na decisão ou não da compra de um produto. Muitos deles começam a divulgar produtos e marcas de forma espontânea, descontraída e criativa quase sempre – emitindo suas opiniões e convicções a respeito de suas experiências. Abaixo, encontramos os principais perfis de  influenciadores digitais, confira:

 

  • Celebridades – pessoas famosas, geralmente com muitos seguidores e que geram grande engajamento, foram os pioneiros a seguir essa linha.
  • Experts – pessoas que são autoridades em determinado assunto;
  • Conectores – pessoas com seguidores “qualificados”;
  • Ativistas – pessoas que são ativas sobre determinados assuntos nas redes sociais e tentam engajar o público pela mesma causa;
  • Jornalistas – profissionais que são especialistas em determinado assunto e/ou que falam para um grande público;

A Ex apresentadora da MTV Mari Moon que na época foi contratada pela emissora tamanha audiência de seguidores que possuía em sua rede social Fotolog foi uma das pioneiras no Brasil como influenciadora. Hoje possui um enorme público de seguidores pelas redes sociais, principalmente através do Intagram, Snapchat e Twitter, participa e apresenta eventos musicais como o Lollapalooza e Rock mi Rio, através da Rede Globo. Por se tornarem fortes influenciadores e ter voz ativa, o resultado é a procura desses influenciadores por patrocinadores e marcas como a propaganda feita com a Coca-Cola.

Geralmente os influenciadores possuem um perfil jovem, se especializam e tornam-se referência em um determinado assunto.  Em grande maioria das vezes os influenciadores digitais publicam vídeos engraçados, de forma bem descontraída e espontânea fazendo caretas, poses, criando memes e piadinhas. Quase nada de formalidades eles criam e recriam linguagens e estilos. Eles interagem frequentemente com seu público, criam desafios, hashtags, agradecem pelas dicas enviadas e quase sempre mesmo diante de um público enorme citam o nome de seguidor em algum momento específico. Esse comportamento cativante aproxima e conquista cada vez mais seguidores e tudo isso se deve ao altíssimo poder de engajamento e persuasão que eles possuem.  Eles passam credibilidade até mesmo por possuírem uma apresentação e linguagem totalmente informal, com isso são vistos como confiáveis pelos seus seguidores. Quanto mais exerce seu poder de autoridade sobre determinados assuntos, mais produtos ou serviços que eles venham a promover sempre geram um maior senso de comunidade junto à sua marca e seguidores, pois as pessoas acabam levando em conta a opinião desse digital influencer para sua vida pessoal. Consequentemente aumentam o  número de seguidores  acabam  tornando-se Celebridades das Mídias Sociais. Abaixo outro exemplo que encontramos é o jovem Christian Figueiredo, que tamanho número de seguidores foi atraído e convidado pela operadora de telefonia da marca Claro:

O poder de influência dessas figuras é tamanho que quando bem administrado acaba se tornando uma ótima oportunidade de fonte de renda: tanto para influenciadores quanto para marcas que procuram novos nichos e oportunidades e maior visibilidade.  Existem casos específicos de influenciadores emitirem uma opinião negativa a respeito de um produto ou marca, e dependendo do número de seguidores que esse influenciador possui e da forma como emite a crítica, de imediato a marca citada procura publicamente emitir sua resposta. Em alguns casos acabam-se tornando briga forte entre os lados, mas em sua maioria em seguida o influenciador emite uma nova informação de esclarecimento. É um novo meio de conectar-se com os consumidores de forma orgânica e escalada e conseguem influenciar de fato na tomadas de decisões do seu público expectador. Os investimentos em marketing que envolve as mídias sociais crescem de uma forma avassaladora, com isso as marcas estão cada vez mais sendo atraídas por novos meios para se comunicar e estas personalidades digitais estão em alta. Para as marcas essa é uma nova experiência e oportunidade de disseminar, e tem sido decisivo esse diferencial para buscarem experiências inovadoras. Quando um digital influencer destaca uma marca ou produto, ele apresenta com espontaneidade, descontração. Seu carisma, sinceridade e credibilidade é o carro-chefe do seu sucesso.  Possuem alto poder de persuasãoe diferente da propaganda tradicional eles acabam se tornando gente como a gente: é o que faz com que as pessoas confiem no que está recomendando ou simplesmente apresentando. O YouTube é um excelente canal onde encontramos facilmente grandes influenciadores que testam os mais diversos produtos: cosméticos, automóveis, celulares, refrigerantes, chocolates…a lista de produtos e influenciadores crescem cada vez mais. Em troca influenciadores e marcas recebem audiência e feedback de usuários que emitem opinião a respeito da análise dos produtos apresentados. Para as marcas que têm mais visão os comentários e likes de seus seguidores à respeito de seus produtos pode servir como uma ótima oportunidade de aprimorar, renovar ou atualizar a sua versão que está sendo apresentada e até mesmo acompanhar como está a aceitação e imagem de seus concorrentes. Abaixo uma propaganda da marca Avon com a Karen Bachini: uma das maiores influenciadoras que através das redes sociais apresenta a campanha e divulga os produtos da marca e não para por aí – em outros vídeos ela ensina seus seguidores, clientes e potencias dicas de maquiagem passo a passo. Uma interação que vai além da tradicional propaganda.

Cabem as marcas querer saber se ao divulgar um produto buscam mais curtidas do seu público ou comentários. Toda marca que almeja crescimento de mercado deve ouvir o cliente e seus potenciais. Prestar atenção nas reações sempre foi e será importante, para isso, as redes sociais são um ótimo termômetro. Não podemos  negar a importância desses agentes que estão cada vez mais na mira das marcas. Eles conquistam cada vez mais  espaço e se tornando uma excelente opção para que marcas alcancem maior reposicionamento e visibilidade.  A proposta básica do marketing é gerar a satisfação, engajar e fidelizar seus consumidores, e para isso, as marcas atraem visitantes para suas páginas através de conteúdo interessante e interagem com eles através de suas redes sociais. Uma marca pode aproveitar o alcance como oportunidade, com isso o engajamento e a imagem dos influenciadores tornam-se estratégias pra se tornarem mais conhecidas e fortalecer seu posicionamento junto a uma determinada audiência. Influenciadores servem não só como criadores de conteúdo para gerar vínculo entre consumidor e marca patrocinadora, mas sim para persuadir e interagir com seu público. As pessoas confiam muito mais em opiniões de outros consumidores do que em anúncios publicitários tradicionais. Dentro dessa realidade a recomendação de um influenciador impacta muito numa decisão de compra e nas vendas de uma marca. As pessoas estão cansadas da publicidade tradicional e tamanha informação que recebem diariamente acaba sendo um investimento muito alto com retorno que não corresponde muitas vezes ao desejado. O papel do influenciador é apresentar uma proposta de produto ou serviço aos potenciais clientes sem que aquilo seja visto como uma propaganda comum, como as que passam na televisão ou demais mídias tradicionais. Abaixo uma propaganda do Bob`s com o Whindersson Nunes: um dos mais populares das redes que somente com o seu canal no YouTube possui mais de 29 milhões de seguidores:

O custo bem mais baixo para a produção desse tipo de propaganda e divulgação através dos influenciadores quando bem elaborado pode trazer retorno bem maior para a marca. Apesar de ser uma linha de comunicação ainda recente, as empresas apostam nessa nova modalidade. Se a sua marca pretende investir forte nesse canal de enorme potencial para divulgação deve levar em consideração que influenciador digital tem suas preferências, escolhas estilos de vida, além de uma relação mais próxima e tangível com seu público-alvo. Dessa forma a marca deve buscar alinhar e adequar suas ideias, semelhantes e de acordo com a proposta dessas celebridades digitais: marca e divulgador no mesmo caminho e com a mesma linguagem.

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