as marcas e as diferentes tendências do público jovem

O mundo está em constantes mudanças e o perfil de adolescente muda conforme as tendências, cultura, economia, os hábitos e o avanço das tecnologias. Para cada geração foram experiências de vida diferentes. Em sua maioria, a geração X nasceu após grandes acontecimentos como a chegada do homem à lua e viu surgir o videocassete, o walkman e o computador pessoal, porém, enfrentaram momentos de instabilidades financeiras, um mercado com menos concorrentes e diversidades de produtos – o que não aconteceu com os jovens da Y, muito mais inseridos no mercado de consumo e que acompanharam os avanços tecnológicos com mais velocidade e opções de compra. Nascidos no final dos anos 90 e início do ano 2010,  adolescente são chamados de Geração Z.  Eles não sabem o que é um mundo sem tecnologia: têm o hábito de compartilhamento de arquivos, o uso de smartphones, tablets e notebooks que tornam seu mundo totalmente conectado a todo instante e por isso são conhecidos como nativos digitais, quer dizer nasce num planeta já conectado, com uso intenso da World Wide Web. Marcas ligadas a tecnologia são as preferidas desse público:

 tecnologia

Com isso os avanços de mudanças de hábitos e comportamentos para esse perfil de consumidor são bem mais acelerados. Eles são atraídos por jogos, música, humor e celebridades tornam a Geração Z mais atraentes e receptivas à publicidade para esse perfil consumidor . O maior engajamento vem através da internet através de conteúdos onde priorizam avaliações de usuários, tutoriais e feed de notícias. Em sua grande maioria que começam a entrar no mercado de trabalho são os jovens que nasceram depois de 1995, bastante confiantes, porém, são exigentes não só como consumidores e assim não se submetem à quaisquer condições de trabalho que são oferecidos. Filhos da geração X esta geração é a primeira nascida em um mundo completamente conectado e digital. Diferentes da geração Y – chamados de geração do milênio ou millennials que viu a internet nascer e se desenvolver. Comparados com as demais faixas etárias de consumidores, a geração Y é formada por jovens de 20 a 30 anos e a Z por crianças e adolescentes de até 17 anos, enquanto a X é composta por adultos de 30 a 45 anos.O perfil de consumidores da Geração Z variam entre 2 a 19 anos, embora a faixa etária principal para os anunciantes e marcas  encontre-se entre as idades entre adolescentes de 11 a 16 anos. Ao contrário do que se pensa o adolescente é um público que pesquisa muito e são antenados: de acordo com a ComScore cerca de 80% dos adolescentes online na faixa etária de 12 a 17 anos. Eles visitam sites de varejo e estão acostumados com a tecnologia, novas funcionalidades e a evolução do comércio online. Esses adolescentes formam uma fatia do mercado cada vez mais atrativa para os mais variados segmentos. No Brasil esse perfil de cliente está inserido em um universo estimado em 12 milhões de jovens entre 13 e 18 anos. Mesmo com tanta conexão ao lado deles, para conquistar esse público, entretanto, é preciso conhecer suas particularidades. O adolescente, ao contrário do que se pensa, é um consumidor atento, exigente e muito bem informado. De acordo com a pesquisa da Bain & Company os jovens dessa geração vão representar 40% do mercado de luxo até 2025. Diante de um comportamento com intensa conexão e o contato virtual eles preferem encontros pessoais, muitos enfrentam problemas de interação social e de um modo geral tem como lazer o skate, surf e roller.  Mesmo assim preferem viagens, eventos e experiências em grupos, diferente das gerações anteriores eles abrem mão do carro próprio. Abaixo algumas características desse perfil consumidor:

  •  bem informados;
  • ultraconectados;
  • confiantes;
  • autênticos;
  • sensíveis;
  • criativos;
  • atentos e exigentes;
  • ávidos por novidades e lançamentos;
  • são influenciados por pais e amigos.

Esse grupo apresenta algumas tendências que devem despertar a atenção do mercado de marcas. Eles mantêm algumas características do perfil de  jovens das gerações Y, a Z aparece cada vez mais atentos com a sustentabilidade e dispostos a não comprar produtos e serviços que podem ser encontrados gratuitamente na internet. As indústrias de música e filmes são exemplos dos que mais sofreram nos últimos anos com esse novo comportamento de consumidor. Se a marca não cumpre sua proposta de negócio ou se não atende às expectativas e necessidades que despertou no cliente pode pagar muito caro.  Esse perfil de cliente reage e dissemina a informação com extrema rapidez, principalmente através de seu maior aliado: os canais de como  a internet e as redes sociais, onde as informações podem ser produzidas por qualquer pessoa a qualquer instante. Eles querem e exigem uma resposta mais imediata. A estratégia vale também para a geração Z, que representa os consumidores de amanhã das empresas. É preciso que as marcas mantenham um diálogo desde agora para manter um vínculo forte e um relacionamento estreito no futuro. Para isso é preciso conhecer suas particularidades, oferecer uma proposta clara, objetiva e bem definida. O poder de compra desse segmento cresce cada vez mais e eles formam uma fatia do mercado cada vez mais atraente, abrindo portas para os mais variados segmentos e tendências. Segundo a empresa de investimento Piper Jaffray, em seu 25° estudo semestral, descobriu que 79% das mulheres adolescentes e 76% dos homens compraram online, com 70% deles comprando em suas lojas favoritas. São informações que impressionam e apresentam uma ótima oportunidade aos varejistas. As marcas de vestuário esportivas como Nike, Mizuno, Adidas, Puma, New Balance, Reebok e Asics estão entre as suas preferidas.

esporte

Para isso devem trabalhar para criar um site atraente, valioso, que capture a atenção de compradores mais jovens, que nunca vivenciaram um momento em suas vidas sem tecnologia. Essa é uma nova e poderosa geração e saem na frente as marcas souberem construir estratégias de marketing à longo prazo e para isso precisam ser cuidadosas. É preciso conectar com os valores deste grupo e com isso oferecer melhores experiências através dos canais digitais ou em lojas como o varejo.

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