ENVOLVIMENTO COMERCIAL NÃO BASTA, É PRECISO INVESTIR NO SOCIAL

Ter propósito é saber onde a marca quer chegar e qual público alcançar. A razão de existir pode revigorar e fortalecer a marca. Segundo pesquisas da agência Ana Couto Branding em parceria com a Officina Sophia Conhecimento Aplicado revelou que jovens consumidores estão mais dispostos a comprar um produto ou escolher uma marca que tenha um propósito relevante e podem inclusive decidir pagar mais por isso. O estudo revelou que 68% dos jovens de 18 a 24 anos estão dispostos a trocar as marcas com que as quais se relacionam hoje por outra que tenha algum propósito relevante e que chegariam a pagar até 15% a mais em produtos e serviços por conta disso. Saem na frente marcas engajadas em não só defender, mas como praticar ações como:

  • ser ecologicamente correta;
  • defender causas sociais como defender com campanhas o racismo e à favor da diversidade;
  • investir no apoio a portadores de necessidades especiais;
  • investir na educação ;
  • promover saúde, combater doenças;
  • assistência aos mais necessitados.

Muitas marcas entram no mercado sem saber onde querem chegar. Planejamento estratégico é fundamental, direcionar e saber para quais rumos sua marca quer conquistar. Desenvolver um trabalho de branding é fundamental. Hoje, encontramos muitas marcas que entram no mercado dando “tiro para todos os lados” sem nichos de mercado ou público-alvo – sem propósito. Os consumidores de hoje estão muito mais conscientes, mais bem informados, mais crítico e menos fiel. Até mesmo marcas gigantes como a Coca-Cola tem seus nichos de mercados específicos. Cada dia mais as pessoas estão procurando uma melhor qualidade de vida, e para isso a Coca-Cola tem investido em bebidas mais leves que o próprio refrigerante tradicional – uma linha de bebidas como águas e sucos da linha da marca. Isso é entender que os costumes e hábitos mudam: saber aonde quer chegar, qual público quer conquistar bem como o nicho de mercado. A marca precisa sair da sua zona de conforto e cada vez mais ficar antenada nas novas tendências e costumes dos seus consumidores. A Coca-Cola – patrocinadora dos jogos Olímpicos Rio 2016, sempre presente entre os maiores eventos esportivos mundiais. Além de toda essa força como marca eles investem em ações sociais como o tratamento de água nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil, profissionalizar cooperativas de reciclagem e programas de empregabilidade: valorização da autoestima e conexão com novas oportunidades de geração de renda direcionado para jovens entre 16 a 25 anos.

coca
Toda marca deve se preocupar em quais rumos devem tomar, ter direcionamento é fundamental: saber aonde quer chegar para se tornar distinta e relevante. O que eu tenho para oferecer aos meus clientes? Quais os meus diferenciais? Quais as ameaças e oportunidades que o mercado oferece para a minha marca. Para isso é preciso buscar objetivos, entender e compreender seus clientes. Saber ouvir o cliente, suas reclamações e elogios perante o produto. Marcas com propósito precisam ter bem claro:

  • Onde quer chegar?
  • Quais suas propostas?
  • Quais seus valores?
  • O que pretende oferecer?
  • O que espera dos seus clientes?

Marcas com propósitos têm as seguintes características:

  • Tem sentido e sabem onde querem chegar;
  • Sustentam cultura e valores da organização;
  • Estratégias e táticas de negócios bem definidas;
  • Relevantes e diferenciadas;
  • Influenciam não só pessoas, mas o mundo.

Todos nós sabemos que o sucesso da Rede Globo vem de décadas, estando entre as três maiores redes de canais do mundo junto com BBC e CNN. O que podemos identificar é que o poder da marca Globo resume-se em um constante reforço de marca. A Rede apresenta em seus tradicionais programas como Vídeo Show, Altas Horas, Encontro e Faustão, etc seus próprios artistas. Frequentemente esses artistas são entrevistados e essa constante apresentação nos mais variados programas fortalecem ainda mais a imagem da marca. Entrevistas exclusivas, curiosidades e notícias constantes fazem com que seus valores como marca se destaquem das demais, além, é claro, do forte jornalismo e entretenimento. Esse constante destaque e valorização dos seus próprios artistas visto na linha do branding faz com que a marca Globo cada vez se solidifique mais no mercado.

globo

Diferente de outras emissoras, essa estratégia de exposição aproxima artistas e o público em geral de sua marca, e com isso atrai patrocinadores e grandes marcas em seus comerciais ou ações de merchandising. É uma estratégia inteligente, sempre dinamizando sua programação, porém mantendo como sua principal estratégia o reforço de marca. O que identificamos em seus concorrentes no Brasil é que houve uma melhora no jornalismo ou mesmo em programas de auditório ou entretenimento. Buscar o foco no cliente final (telespectadores) valorizando seus princípios define sua posição de líder de mercado há décadas. São dinâmicos, sem perder seus princípios de valorização e tradição que a marca exerce no mercado, tendo destaque inclusive internacionalmente onde recebe constantemente prêmios de jornalismo e telenovelas. Constantemente renovam sua programação, renovam sua logo, porém, o que não muda é a estratégia de valorização de seus artistas através do reforço de marca. Seu concorrente o SBT do ícone apresentador Sílvio Santos apresentem todos os anos ações e campanhas em favor do Instituto A.A.C.D. com a participação de celebridades em todas as áreas apresentam o programa Teleton em prol de assistência a crianças carentes e deficientes e todos os anos, assim como a sua concorrente Rede Globo arrecadam milhões.

sbt

Ações sociais e de incentivo através de esportistas e artistas em benefício da população mais carente e necessitada atraem o público, e também fazem parte do reforço de marca que a Globo exerce em seu mercado. Outro caso de marca que tem seu propósito bem definido é o Mc Donald`s: estão entre as maiores redes alimentícias do mundo e um dos valores de propósito que mais fortalece a marca é a sua eficiência na entrega – reduzir filas de espera. Além disso a marca tem a famosa data do Mc Dia Feliz onde o cliente ajuda a Instituições de combate ao câncer por todo o mundo. Segundo informações do Greenpeace, uma das gigantes no setor de organizações ambientais não governamentais, divulgou, um relatório que coloca a Apple no topo do ranking de empresas de tecnologia e Internet do mundo cujo propósito é utilizar energias renováveis e companhias limpas, suas embalagens de produtos reduziram 41% do modelo Iphone 5s comparado ao primeiro modelo. A reciclagem é para eles é obrigação. Todo lixo eletrônico – aparelhos e acessórios descartados – e a maior parte da reciclagem, é processado na região em que foi coletado. Isso mantém baixo o nível de emissões de gases do efeito estufa relacionadas ao transporte. Tim Cook – Ceo , o  da marca assumiu publicamente sua opção sexual e a marca divulgou vídeo em apoio a diversidade.

appleApple não vende apenas aparelhos eletrônicos: ela tem o propósito de vender design, inovação, criatividade e como estratégia saber trabalhar muito bem com as expectativas de seus consumidores tornando sempre seus lançamentos de produtos um verdadeiro espetáculo transmitido ao vivo para milhares de pessoas e quando o assunto é lançamento uma de suas maiores rivais a Samsung também entrou nessa mesma estratégia. Além da briga por vendas de mercado a Samsung do Brasil recentemente criou a campanha “Relatos do Bem”, que visa levar as boas ações realizadas pela companhia para conhecimento do público onde através de histórias com finais felizes a marca vai associar a importância da tecnologia e desenvolvimento do ser humano, em diversas áreas da vida. Além disso o Samsung Social promove outras ações sociais escolas públicas, ONG`s e Institutos com o incentivo de alunos ajudam a criar projetos que melhorem suas comunidades, a formação técnica para jovens de baixa renda e a parceria com a Fundação Amazônica Sustentável (FAS). 
samsung

Cada vez mais clientes estão despertando a consciência em busca de produtos e marcas com uma postura socialmente mais responsável. Grandes grifes do vestuário feminino constantemente foram atacadas por ativistas e estão se conscientizando em alterar seu processo de produção de produtos: roupas ecologicamente corretas, sem a utilização de peles de animais. Sem relevância a marca se torna apenas mais uma, muitas vezes caem no esquecimento. Marcas sem propósito não tem identidade própria: enfrentam dificuldades de permanecer no mercado e buscam apenas o imediatismo do lucro. Precisam defender ideais na prática através de ações. Sem propósito a marca fica sem identidade ou razão para existir. A marca Avon promove a campanha de caminhadas no Brasil e Estados Unidos incentivando as mulheres em prol do combate ao câncer. A campanha Avon contra o Câncer de Mama começou há 23 anos e já direcionou mais de US$ 780 milhões para projetos em prol da causa em mais de 50 países. No Brasil, é coordenada pelo Instituto Avon, organização não governamental com 13 anos de história em apoio à causa. O evento realizado em Santos (S.P) promove a auto estima das mulheres oferecendo serviços como corte de cabelo e design de sobrancelha e nas Unidades Básicas de Saúde da cidade durante o mês de outubro ganharão, no dia do evento, um flyer para trocar por um kit com produtos da campanha. Além disso a marca leva médicos brasileiros aos Estados Unidos para aprenderem novas técnicas e tratamentos sobre câncer de mama.
avon

Outra marca engajada na prevenção contra o câncer de mama através de ações sociais é a Hering. Constantemente promovem a Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama na capital paulista. Há 20 anos a campanha mobiliza o apoio da comunidade e a adesão de artistas e personalidades que abraçam a causa do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), além das parcerias e todas as ações da campanha, possibilitaram investimentos no aumento da capacidade de atendimento e aquisição de equipamentos médicos modernos. Isso proporcionou mais conforto aos pacientes e, principalmente, deu esperança para quem necessita tratar a doença.heringTemos vários outros exemplos que podem ser citados de marcas que tem a preocupação não só comercial, mas como social. O consumidor brasileiro tem se tornado cada vez mais consciente, atuante e atento às causas defendidas pelas marcas, sendo um dos que mais se engajam em todo o mundo. Essa relação está cada vez mais evidente marcas e sociedade onde todos saem ganhando.

 

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