os desafios e dificuldades que os portadores de necessidades especiais (PNE`s) enfrentam

Nas últimas décadas o perfil de clientes portadores de necessidades especiais, mais conhecidos como PNE`s mudou muito seus hábitos nas últimas décadas, assim como a terceira idade. Impossível apenas descrever seus hábitos e perfil de consumo sem associar as dificuldades em todos os sentidos que esses clientes passam. Eles querem tratamento igualitário, uma atenção e direitos iguais como qualquer outro tipo de perfil de consumidor. Quando analisamos as atividades realizadas na esfera de consumo e lazer, esse público está envolvido diretamente com um grande número de ocupações como: visitar a família, ir ao cinema, navegar pela internet, encontrar amigos, estudar, ir ao shopping. Desejam conhecer lugares turísticos, praias, participar de eventos voltados para pessoas com deficiência. Para tudo isso no Brasil encontram muitas barreiras como a burocracia, produtos caros e falta de acessibilidade em quase todos os lugares – além de enorme barreira para se locomover ou mesmo adquirir produtos e serviços adaptados. Impossível apenas relatar seu perfil de consumo sem associar as dificuldades em todos os sentidos que esses clientes passam.

simbolodeficient4A internet é um poderoso aliado: principal canal para os PNE`s. Eles procuram planejar bem suas viagens e compras – tudo planejado através das redes e sites. Com isso minimizam riscos, obtém mais segurança e tranquilidade, encontram as melhores saídas, pesquisam preço – tudo para reduzir custos e tempo, gastos extras e constrangimento. Desejam conhecer novas culturas, paisagens e experiências – está aí um enorme campo para as marcas atenderem esse perfil de público. No Brasil à partir do ano de 2012 saltou de 30 para 250 o número de produtos de tecnologia assistiva direcionados para esse perfil no país,  possíveis de serem financiados e com juros subsidiados – e em quase todos os casos enfrentam todo um processo burocrático e demorado no ato da compra, o que faz muitos desses consumidores desistirem. Para ter acesso à esses recursos existem linhas de créditos no  Banco do Brasil e o texto da portaria interministerial publicada sobre o assunto também define o limite de renda mensal (dez salários mínimos) para se ter acesso aos recursos. O banco foi um dos pioneiros no país e oferece linhas de crédito para aquisição de: Cadeiras de rodas (inclusive motorizadas), próteses, órteses, aparelhos auditivos, artigos de esporte e lazer adaptados, equipamentos de adaptação para veículos automotores, andadores, vocalizadores, mobiliário acessível, ampliadores de imagem, teclado ou computador portátil braile e vários outros.

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Comprar automóvel no Brasil tem seus benefícios com isenção de impostos para os PNE`s, porém, a absurda burocracia atrapalha todo o processo: a primeira aquisição demora no mínimo oito meses e os descontos chegam a 25% do valor total do carro. Isenções de IPI, IPVA, IOF, ICMS para carros e isenção de multas (referente ao rodízio). Apesar das exigências legais, os portadores de necessidades especiais em pleno ano de 2017 ainda encontram pouco estímulo para sair de casa. Segundo o relatório The Global Economics of Disability, no Brasil, o valor da renda desse segmento da população é estimado em R$ 22 bilhões ao ano e isso tem levado o varejo a criar soluções para atender essas pessoas. A atual legislação brasileira fomenta a inserção desse contingente ao mercado de trabalho. A lei determina cota de 2% a empresas com mais de 100 a 200 funcionários, e 5% acima de 1.001 empregados, logo a demanda por treinamento e capacitação para atender as necessidades desse público também virou enorme um nicho. Em contrapartida, a publicidade brasileira em revistas e jornais de grande circulação voltada para esse público é praticamente nula, zero. Redes como Magazine Luiza, Renner, Walmart e Livraria Saraiva já analisam estratégias para atrair tais clientes.  Os números mundias apontam que portadores de alguma deficiência controlam, em renda anual, US$ 4,1 trilhões.

Portadores de necessidades especiais desejam produtos:

  • Simplificados;
  • Fácil manuseio;
  • Fácil acesso;
  • Práticos;
  • Eficientes;
  • Valores mais justos.

A marca Brastemp lançou uma linha batizada de Brastemp Independente, ajuda pessoas com deficiências visuais, auditivas ou motoras, a se tornarem mais livre para realizar qualquer tarefa doméstica, como cozinhar, alcançar algo na geladeira ou colocar a roupa para lavar.

brastemp eletroA Toshiba lançou o celular Tactility – preocupados em atender e simplificar o manuseio dos seus produtos em prol dos deficientes visuais. O design do teclado foi projetado em alto relevo, com algarismos na linguagem Braille, e permite que o usuário amarre um cordão para usar o celular em volta do pescoço.

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A Apple se destaca ao desenvolver produtos para deficientes visuais: O VoiceOver é uma função que lê as telas dos iPhones, iPads e iPods, facilitando a utilização do aparelho para quem não enxerga. Tive a oportunidade de conhecer um cliente que utiliza desse recurso e afirmou total satisfação.

voiceover-sectionA Samsung também desenvolveu produtos para deficientes visuais: O Braille Concept Phone  desenvolvido pela Samsung é um celular universal conceito capaz de oferecer liberdade aos deficientes visuais na hora de fazer suas próprias ligações. O designer Seonkeun Park criou o produto a partir de um plástico eletroativo que facilitou a gravação das teclas em código Braille, segundo o blog ‘Tuvie’. Assim, é possível até mandar mensagens de texto. O celular Braille é um dos vencedores do Red Dot Awards 2009, uma dos mais conceituados prêmios de design do mundo, lembrou o blog ‘Like Cool’

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O Touch Messenger também desenvolvido pela marca é um aparelho que permite escrever mensagens em braille. Mesmo sendo produzido em 2006, assim como vários outros produtos até hoje ainda não foi comercializado.

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Uma das pioneiras na construção civil votada para esse perfil de cliente, principalmente os cadeirantes, a Construtora brasileira MRV disponibiliza de imóveis adaptados com portas mais largas, pias mais baixas, corrimão no banheiro – tudo oferecer mais bem estar e facilitar a vida.

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Abaixo, o vídeo da Construtora e as facilidades de acessibilidade para esse perfil de cliente:

O cientista Stephen Hawking é o maior exemplo de que a tecnologia pode ser uma aliada para os portadores de deficiências físicas e motoras, porém, uma realidade longe dos demais clientes. Considerado um dos mais consagrados físicos teóricos de todo o mundo, Stephen Hawking convive com uma doença degenerativa — e ainda sem cura — chamada esclerose lateral amiotrófica, que paralisa os músculos do corpo, porém sem atingir as funções cerebrais. No Brasil temos vários exemplos de inspiração e superação como o paratleta Daniel Dias e sua vasta coleção de medalhas em jogos Olímpicos.

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Nas últimas décadas as marcas passaram a dar mais valor principalmente aos eventos paralímpicos, o que diretamente influencia a esse perfil de cliente dando maior visibilidade – cada vez mais investem  em atletas e com isso estimula mais pessoas  a terem uma vida mais ativa. Os eventos dão uma maior visibilidade, mas ainda longe da atenção que os portadores de necessidades especiais precisam.

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Em países mais desenvolvidos o mercado de produtos, serviços e a acessibilidade para esses clientes são muito mais favoráveis. No Brasil ainda encontram dificuldades na inadequação de produtos, bem como no ambiente físico e social. Apesar das exigências legais, as condições de acesso não são ideais e o mercado de trabalho ainda não eliminou as barreiras à contratação de profissionais nessas condições. Com as oportunidades de inserção no mercado, através de estratégias com fundamento social e comercial esse perfil de público torna-se ávidos consumidores e as marcas precisam estar preparadas para atendê-los. É preciso eliminar as barreiras físicas para os PNE`s, bem como ter profissionais habilitados a se comunicar e atendê-los. Crescem os eventos promovendo a inclusão social e prestigiando esse perfil de cliente, mas ainda longe do ideal. A falta de opções de marcas e gestores engajados e o mercado restrito para oferecer produtos e serviços para os clientes na causa dos clientes PNE`s é enorme.

 

 

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