características essenciais das marcas mais amadas

A relação entre marca e consumidor deve ir além do produto ou marca em si – deve haver valores intrínsecos e emocionais que possam exercer o poder de encantamento e engajamento – deve conquistar o coração dos consumidores de algum modo, meio ou maneira. Todo consumidor tem uma conexão emocional com a marca  – uma ligação onde os valores percebidos, sua aceitação perante os concorrentes e seus valores fazem com que a marca consiga diferenciar-se. Esse sentimento deve estar intrinsecamente ligado à experiências positivas proporcionadas, surpreendendo positivamente o comprador. A sua marca preferida hoje, pode ser substituída pela concorrente amanha, já as marcas mais amadas dificilmente serão substituídas – encontram-se em um nível acima. A publicidade bem aplicada e adequada exerce um grande poder de influência perante seus clientes ou clientes potenciais – seus princípios e valores devem ser coerentes com a proposta apresentada aos consumidores e mercado. Como criar o engajamento, como envolver o consumidor? Em um mundo onde as tendências mudam constantemente, as gerações e os valores que antes eram essenciais hoje não tem o mesmo sentido amanhã. Criar um vínculo duradouro diante de tantas mudanças não é uma tarefa simples. Marcas que hoje conquistam hoje o grande mercado, a grande “fatia do bolo” adquiriram credibilidade após muitos anos – com as mais variadas estratégias. O que leva anos ou décadas para gerar credibilidade e encantamento muitas vezes por um erro de estratégia pode comprometer a marca e jogar tudo por “água a baixo” em poucos meses – foi assim o fim de grandes marcas. O amor tornou-se mais uma variável para explicar o sucesso ou o fracasso de uma marca. Bruce Cohen, Senior Partner da Kurt Salmon, empresa global de consultoria de gestão dedicada a construir líderes de mercado para o amanhã – qualquer que seja o amanhã, descreverá como eles desenvolveram um “índice de devoção à marca”, que possibilita criar vínculos duradouros. Os conceitos que a Kurt Salmon entende como primordial para uma organização bem-sucedida, são três:

  • visão estratégica integrada
  • excelência operacional
  • profundo entendimento sobre seu cliente.

Na visão dos clientes são 13 as características essenciais para a marca alcançar esse patamar:

  • Admiração
  • Curiosidade
  • Orgulho de usar seus produtos / serviços
  • Relevância
  • Identificação
  • Acessibilidade
  • Conceito
  • Poder de marca
  • Poder de persuadir
  • Poder de diferenciação
  • Poder de se relacionar
  • Desejo de consumir
  • Atendimento humanizado

Abaixo, 10 fatores que podem contribuir para que a marca torne-se adorada pelos seus consumidores e mercado:

  • Publicidade
  • Produto
  • Ponto de distribuição
  • Atendimento (inclui eficiência e satisfação)
  • Conexão e vínculo emocional
  • Surpreender e encantar os clientes
  • Criar porta-vozes
  • Criar sensação de pertencimento
  • Aumentar a percepção de valor
  • Ser autêntica / original

O grande desafio é além alcançar o patamar de marca amada – manter vínculo duradouro, transcender o consumo – são sinônimos de estilo de vida, status, autenticidade e participação de algo maior, seja uma tribo ou um grupo exclusivo, consciente ou antenado. Para isso é fundamental manter a atenção na inovação e diferenciação de seus concorrentes, conhecer bem seus consumidores: seus hábitos, anseios e expectativas, não só atender as necessidades – mas surpreender e encantar. Com tudo isso podemos identificar os advogados da marca – aquele público que defende e até mesmo faz a propaganda boca-a-boca do seu produto. É incrível chegar a esse nível pois o cliente que tem a experiência com o serviço e ou  produto dissemina uma propaganda positiva e encantadora do que comprou – é muito comum encontrarmos no YouTube ou em redes sociais clientes que acabam se tornando-se verdadeiros especialistas e defensores das marcas que consomem – para tal situação podemos dizer que a marca alcançou o ápice, acertando no alvo em cheio – talvez o patamar mais alto que toda marca sonha e almeja conquistar. A cada anos o ranking das marcas mais amadas do mundo variam de acordo com os mais variados estudos de pesquisas, sejam as mais preferidas pela internet ou mesmo pela compra direta – ou mesmo pela geração que consome: X, Y, Z, etc –  dentre elas o ranking com as 100 empresas mais amadas, as pesquisas são feitas com cerca de 70 mil pessoas, em 15 mercados diferentes pelo mundo. “As melhores marcas são aquelas que constróem ligações fortes e duráveis com os consumidores”, afirmou Bryan Dumont, presidente da APCO Insight. Confira as 25 marcas do ranking da APCO Worldwide:

marcas amadas

Para esse tipo de cliente o fator preço não é relevante, afinal os valores agregados a imagem da marca superam esse quesito – estão dispostos a pagar o que for. Além, existem outros clientes: os que amam a marca, sabem de seus defeitos ou mesmo percebem qualidades e características superiores que outras marcas possuem – mas mesmo assim preferem manter a fidelidade. Nível que toda marca sonha em chegar, mas nem todas conseguem – mesmo tendo uma gama enorme de produtos ou um grande número de clientes que sempre está ao seu lado consumindo. Geralmente as marcas mais amadas possuem uma característica mais forte que as demais diante de todas as suas qualidades:

  • São divertidas
  • Inspiram credibilidade
  • São criativas
  • Envolventes
  • São eficientes
  • Escutam seus clientes
  • Inspiram confiança
  • Agregam valor
  • Engajadas
  • Úteis
  • Relevantes

Uma tendência muito forte nos últimos anos que pode diferenciar a sua marca das demais é estar engajada com propósito de valores ambientais e sociais. As marcas de massa apresentam forte conexão emocional com o consumidor, sendo percebidas em dois principais pontos: identidade com a marca e portfólio de produtos diversificado.

 

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