A influência e o significado das cores para as marcas

O poder de uma marca de influenciar no mercado e na mente do consumidor depende de vários fatores – e a cor é um dos critérios fundamentais para saber se posicionar no mercado. A simbologia das cores é fundamental no marketing para transmitir diferentes sensações diante da criação de sites, loja virtuais, marcas e qualquer outro material que represente um ponto de contato direto entre empresa e o público. Não é por acaso que o significado das cores para logomarcas é tão importantes para um logotipo, afinal, elas despertam reações psicológicas e até mesmo fisiológicas nas pessoas. As cores são uma representatividade do nosso mundo,  desde a antiguidade até os dias de hoje e o homem busca a cor para se expressar, citando por exemplo pinturas corporais de guerreiros antigos e indumentárias de cortes do mundo inteiro, mostrando nobreza e status. Visitando as grandes catedrais, podemos ver os vidrais coloridos e bem trabalhados, tudo nas cores que para quem está observando entenda a mensagem que deve ser passada. As cores têm o poder de exercer uma grande influência sobre todas as pessoas. Algumas acalmam, outras despertam apetite e alegria, e há aquelas que aguçam a criatividade. Através das cores a publicidade e propaganda não vende assim por dizer, mas busca criar o estímulo para levar o cliente até o produto ou serviço. Ao escolher a cor para uma campanha ou peça as agências de publicidade e propaganda ficam horas pesquisando a cor correta para atingir o target e ficar equilibrado com a arte.  A cor tem o poder decisivo de atração da sua marca:

  • como ela vai se apresentar ao mercado
  • como estimular a compra
  • transmitir confiabilidade
  • gerar status
  • definir público-alvo
  • segmetar categoria

Inúmeras influências e fatores de decisão para que seu negócio obtenha reconhecimento e diferenciação no mercado. Vários estudos têm mostrado que o logotipo de uma empresa é um dos aspectos mais importantes na publicidade, além de ser uma das características que identifica claramente o produto de uma empresa ou serviço de seus concorrentes.

  • 80%acreditam que as cores aumentam o reconhecimento da marca.
  • A cor pode ser responsável por 60% da aprovação ou rejeição da marca
  • Anúncios em cores são vistos 42%mais frequentemente que anúncios em preto e branco.
  • 62-90% da avaliação de uma marca é baseada somente nas cores.
  • 87% dos consumidores citam a cor como uma das principais razões na hora de escolher um determinado produto.
  • Quando as pessoas vão às compram 93% reparam na aparência do produto, 6% em sua textura e 1% se preocupa com o som ou o cheiro.
  • Quando as pessoas vão às compras 80% acham que a cor aumenta o reconhecimento da marca.
  • Quando as pessoas vão às compras fazem um julgamento subconsciente, sobre um ambiente ou produto, dentro de 90 segundos de visualização. Cerca de 76% dessa avaliação tem base apenas na cor.
  • Quando as pessoas vão às compras 52% não retornam para uma loja, devido à sua estética mal resolvida.
  • Anúncios coloridos são lidos até 42% mais frequentemente do que os mesmos anúncios em preto e branco.
  • A cor pode melhorara compreensão em até 73%, a aprendizagem de 55% a 68% e a leitura em 40%.

Segundo a Secretariat of the Seoul International Color Expo 2004, cerca de 92,6% dos consumidores avaliam fatores visuais na hora de comprar um produto. Quando o assunto é cor, 84,7% afirma que esse é o fator que mais pesa na decisão. Já reparou que muitas crianças identificam a marca sem mesmo saber ler? As cores passam mensagens e significados instantâneos, sem precisar dizer uma palavra. É por isso que elas são tão importantes na construção de uma marca. Elas são o componente visual mais lembrado, seguido das formas, números e, finalmente, das palavras.

Veja o que as cores podem dizer a respeito das marcas e suas estratégias de comunicação:

Vermelho: cor quente e dinâmica, ativa e emocionante, ação e paixão. Estimula a energia e incentiva ações, confiança e a vontade de comer. Indicado para marcas e produtos que indicam calor, energia e vitalidade, tais como: ginástica, remédios estimulantes, chocolate, queijos, restaurantes e fast food. ou negócios que envolvam velocidade e ação. Transmite também raiva, agressão e vingança. Para usar vermelho deve ser uma empresa muito confiante. Vermelho escuro é apropriado para empresas profissionais como advogados ou corretores. Vermelho é a cor da paixão ou da fome? Cor estimulante e induz a ação. Por isso é comumente utilizado em liquidações e ações promocionais, buscando atrair compradores compulsivos. Também usado em sinalizações de urgência, para chamar a atenção do usuário e forçá-lo a refletir antes de tomar uma decisão. Estimula a energia e pode aumentar a pressão sanguínea, respiração e batimentos cardíacos, cor mais quente e dinâmica. Ex: Netflix, Texaco, Nintendo e Kmart.

vermelho

  • Amarelo– Estimulante para a mente, otimismo e esperança, além de auxiliar na concentração e estímulo do intelecto. Relaciona-se com a lógica, mas também é brincalhão e ajuda na tomada de decisão.  brilhante e energizante, a cor é feliz, acolhedora e estimulante. Além disso, o amarelo torna as pessoas mais falantes, estimula o otimismo, a esperança e o intelecto. Uma das cores mais preferidas pelo público infantil. Quando combinado com vermelho e laranja, pode estimular a fome, por isso é tão usado por redes de fast food.  O amarelo é apropriado para networkers, jornalistas, professores, animadores e palhaços. Muito amarelo pode produzir ansiedade. Para muitos povos antigos, representava o princípio animador da vida, e para os chineses simboliza a nobreza. O amarelo é a cor que estimula a psique, por isso o seu uso na publicidade desperta a atenção, mas é invisível à distância. Por isso não é aconselhável o seu uso em superfícies muito extensas, pois sendo uma cor que se propaga muito, aumenta ainda mais a dimensão. Muito utilizado para chamar a atenção em vitrines, mostrar clareza, lembra cuidado. Ex: Oi, Schweppes, Ikea e Mc Donald`s.

 amarelo

  • Azul– Honestidade, lealdade, responsabilidade e conservadorismo. Cor que representa calma, confiança e segurança. Sugere uma sensação de tranquilidade. Incentiva a criatividade, contemplação e espiritualidade. Cria senso de segurança e confiança na marca, diminui o apetite e aumenta a produtividade. É uma boa cor para um psicólogo ou consultor financeiro. Entre as opções de azul claro e escuro, assim como a maioria das cores, a matiz influencia na sensação que ela transmite. O azul claro provoca a sensação de higiene e frescor, mas também estimula a produtividade e transmite sucesso. Já o azul escuro é corporativo, mostrando poder e confiança. Uma cor espirituosa que proporciona calma e segurança às pessoas. Quando escuro, é ideal para promover um negócio seguro, ambicioso e determinado. O azul marinho (ou índigo) é a cor que mostra um bom senso e comando sobre determinada situação. Seu uso transmite uma imagem de muito auto-confiança, quase superioridade. Transmite calma e segurança, além de aumentar a criatividade e estimular a contemplação e espiritualidade. É uma das cores mais usada em logotipos, principalmente pelas companhias de automóveis e de tecnologia. Por isso também é encontrada em muitas empresas líderes em seus mercados. O índigo, por ser um tom mais forte do azul, mantém seu poder de atração, permitindo uma compenetração com mais profundidade. Não deve ser usada em textos muito longos, podendo causar uma desmotivação pela continuidade do texto. O índigo quando usado com branco destaca lealdade, integridade, fé, confiança, destemor, mente ordenada, idealismo prático e grande atividade em seu meio. Ex: Ibm, Ge, Nivea e Samsung.

 azul

  • Laranja– Otimista e positivo, é a cor do pôr do Sol. Menos excitante que o vermelho, porém agradável visualmente.Simboliza encorajamento, estimulação, robustez, atração, gentileza, cordialidade, tolerância e prosperidade. A cor laranja simboliza o instinto maternal, uma força envolvente. Sua associação afetiva relaciona-se à força, luminosidade, euforia, energia, tentação, prazer e senso de humor. Estimulante para os sentidos e uma boa cor para empresas relacionadas com a alimentação, comunicação e interação social, como restaurantes e grupos comunitários e muito usada por empresas que vendem serviços. É uma boa escolha para empresas de aventura, ginásios ou negócios de alpinismo. Cor equilibrada, vibrante e energética que reflete calor, excitação e entusiasmo. Muito utilizada para chamar a atenção, preferida por compradores compulsivos (mas de uma maneira mais branda que o vermelho) representa marca amigável, alegre e confiante. Ex: Gulf, Nickelodeon, Fanta e Jbl.

laranja

 

  • Verde– Equilíbrio, segurança, riqueza, crescimento e rejuvenescedora, representando estabilidade e possibilidade. Tem um efeito calmante, alivia a tensão e o estresse – transmite harmonia.Símbolo da natureza, da vida nova, energia, fertilidade e crescimento. Também indica juventude (antes do amadurecimento). É associado a natureza, meio ambiente, compaixão e carinho. Sugere equilíbrio emocional, uma boa opção para empresas de tipo ambiental, jardinagem, golfe, assistentes sociais, conselheiros e trabalhadores da caridade. Não é uma cor que chame tanto a atenção, nem atraia rapidamente o olhar, como é o caso do vermelho, do amarelo e do laranja. Porém, é uma cor que facilita a concentração e a leitura, mantendo uma sensação agradável e equilibrante, possibilitando uma boa capacidade de julgamento sobre o tema ou produto apresentado, porém possui pouca força de sugestão. Quando, por exemplo, da leitura de um texto, sendo ideal por não ser cansativo e nem saturar. O verde é ideal para apresentar qualquer marca ou produto associado à natureza ou sustentável. Indicado para produtos naturais e fitoterápicos, pois essa cor transmite a sensação de pureza do conteúdo. Muito usado em lojas e estabelecimentos – principalmente os de saúde – para relaxar os visitantes. Representa crescimento, vitalidade, abundância, natureza e possui efeito calmante e alivia o stress, muito utilizada para estimular o relaxamento dos clientes, promoção da questão ecológica. Ex: Land Rover, John Deere, Abril e Tica Tac.

 verde

  • Roxo– Imaginação e espiritualidade. Simboliza dignidade, devoção, piedade, sinceridade, festividade, espiritualidade, nobreza, esplendor. Inspira riqueza, sucesso e sabedoria. Relaciona-se com o futuro, sonhos e fantasia, traz características do azul e vermelho, mas com mais realeza ou luxúria. É muito usado por marcas de produtos mais sofisticados e também de cosméticos. É uma boa opção para artistas, poetas, e atividades que lidam com o futuro. Cria uma sensação de riqueza, luxo e extravagância. Apropriado para empresas que oferecem serviços ou produtos de altíssima qualidade. Estimula a resolução de problemas e incentiva a criatividade. Frequentemente em produtos de beleza ou anti-idade, representa marca ou serviço criativo, inteligente e imaginativo. A cor roxa é uma vibração próxima à do violeta, porém tem algumas características próprias, tais como: estimular as atividades das veias e provocar a expansão dos vasos sanguíneos, baixando a pressão sanguínea. Ideal para ser usado em embalagens e logotipos de empresas farmacêuticas e remédios. Pode remeter a mistério. Também se relaciona a calma e sensatez. Ex: Motorola, Yahoo, Vivo e Taco Bell.

roxo

  • Marrom: O marrom transmite conceitos associados à seriedade, natureza, segurança e sofisticação. Representa a constância, a disciplina, a uniformidade e a observação das regras. Por ser quente, neutra e natural, sugere estabilidade e produtos orgânicos. Em tonalidades mais quentes, estimula o apetite refinado e em tonalidades escuras, se torna neutra como o preto. É a cor da integração e do oferecimento, até do sacrifício. Indica compromisso. Transmite calma e ponderação; ajuda a refrear extravagâncias e passa a imagem de uma empresa ou produto prático. Muito aplicado no segmento moveleiro e de pisos, design de interiores, ambientes sofisticados para ressaltar a elegância e confiabilidade dos produtos e serviços. No universo corporativo, representa o comprometimento e seriedade do empreendimento por estimular concentração e organização. Também pode ser associado à empórios e estabelecimentos gourmet. O marrom passa uma imagem de solidez, segurança e tradição. Por isso é muito usada em logotipos de advogados, bancos e empresas de seguros tradicionais.É uma cor agradável e também indica planejamento a longo prazo. Emana a impressão de algo maciço, denso, compacto. Sugere segurança e solidez. É a cor do outono, do recolhimento, e portanto estamos acostumados a associà-lo conforto que buscamos. Ex: M&M`s, Pilão, Hershey`s e Cacau Show.

 marrom

  • Rosa– Carinho. Cor calmante, delicada, adequada para empresas com mercado feminino, incluindo cosméticos, moda, salões de beleza, doces e romance. Rosas fortes são utilizados para o marketing de produtos menos caros e modernos e um mercado adolescente. Muita feminilidade e graciosidade, o cor-de-rosa simboliza romantismo e inocência, muito utilizada para lojas de lingerie e vestuário. Os tons fortes, como o pink, sugere modernidade, desejo e desperta atenção. Tons mais claros são passionais, suaves e transmitem proteção. Muito aplicada em ações de causas femininas, marcas delicadas e produtos infantis. Comumente utilizado em estabelecimentos jovens, docerias e lojas que tem por objetivo se destacar no mercado com produtos diferenciados e inovadores, por estimular o desejo de iniciar ações individuais. Ex: Hello Kitty, Barbie, Mary Kay e Marisa.

rosa 

  • Dourado– Caro e elegante. Ouro simboliza qualidade, luxo e opulência. É a cor da vitória e conquista. É visto como a cor da sabedoria interior, a qualidade e riqueza. Ela está associada com prestígio, luxo e riqueza material, o que sugere que um produto premium ou serviço é caro e exclusivo. esta é uma cor associada a ideais mais elevados, sabedoria, compreensão e iluminação. Ela inspira conhecimento, espiritualidade e uma profunda compreensão de si mesmo e da alma. Esta cor está ligada à energia masculina e à energia do sol, em comparação com a prata que está associada com a energia feminina e da sensibilidade da lua. Ex: Pantene, Rolex, Chevrolet e Channel.

 dourado

  • Cinza– Conservador, neutro e reservado. É uma cor segura para usar em muitas aplicações de negócios. O cinza funciona bem como cor de fundo. É adequado para empresas jurídicas e financeiras para sugerir poder e controle. A soma do branco e do preto resultam em outra cor neutra, o cinza. Sua principal utilização é para ressaltar outras cores, mas é associado à tecnologia e universo corporativo. Conservador, moderno, formal, sólido, o cinza é flexível e agradável. Considerado formal, costuma ser utilizado no design corporativo, para indicar profissionalismo, responsabilidade e conhecimento. No mercado tecnológico, representa produtos inovadores e científicos. Na maior parte das aplicações, permite que outras cores e elementos se destaquem em harmonia. É a expressão da neutralidade. Pode representar indecisão e ausência de energias. Ex: Vivara, Dove Men Care, H Stern e Gillette.

cinza

  • Branco– Seguro, conservador e utilizado pela maioria das empresas como base do seu estacionário. Sugere pureza. Cria a impressão de luminosidade. Transmite a ideia de frescor e calma. Combinado com outras cores proporciona harmonia. É adequado para a maioria dos mercados-alvo. Se se quer destacar da multidão, branco não é a melhor escolha. Tão neutra quanto o preto, o branco é uma cor pura, que ressalta luminosidade, limpeza e tranquilidade. O cuidado em sua utilização assegura uma interpretação correta de suas intenções, combinado com outras cores proporciona harmonia. Sugere pureza, transmite a ideia de frescor e calma. O branco é responsável pelo pensamento lógico e competência comunicativa. Muito aplicado em materiais para ressaltar informações e elementos gráficos, gerando contraste com o conteúdo. Presente em materiais conceituais e minimalistas, sugerem simplicidade, inovação, elegância, ainda por permitir que outros componentes se destaquem. Em todos os casos a marca branca vem acompanhada de no mínimo mais uma cor. Ex: Quaker, All Star, Oreo e Prada.

 branco

  • Preto– Poderoso e sério. Sugere sofisticação e elegância por um lado, e mistério e intimidação por outro. Por conta de sua neutralidade, costuma ser utilizado em tipografias e áreas importantes do design da informação, uma vez que facilita a leitura e interpretação da escrita. É flexível e se associa a diferentes conceitos, determinantes pela cor que o acompanha, podendo ser moderno ou conservador, tradicional ou inovador, mas altamente elegante e sofisticado. O preto juntamente com o branco é muito presente no conceito minimalista do design. O Preto é uma excelente cor técnica, e ajuda a atingir objetivos em um sofisticado mercado ou para criar um ar de mistério em produtos para jovens. Em uma grande área, o Preto pode ser depressivo Quando misturado com o vermelho, o preto transmite a sensação de inovação, podendo ser aplicado em logos de empresas que demonstram compromisso para crescer no mercado. Ex: Puma, Dell, Prince e Hollister.

 Preto

  • Prata– o prateado dá a sensação de equilíbrio e estabilidade, por ser o meio termo entre o branco e o preto. Glamour, distinção, high tech, industrial, idade de graça, telepatia, clarividência, intuição, sonhos, energias astrais, poder feminino, comunicações, divindades, detalhes ricos de ornamentação, modernidade. Para criar um visual high tech, use o Prata com outras cores. O Prata trabalha bem junto ao Ouro e Branco para promover um sentimento de poder e controle. Prata e outros refletores são bem atrativos aos olhos e são associados a coisas fundamentais à vida. Essa cor é muito utilizada por empresas que estão mudando de logotipo, para neutralizar ou cancelar imagens anteriores que não servem mais aos propósitos do negócio. Ex: Audi, Apple, Toyota e Lexus.

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