Curiosidades sobre a origem dos nomes de marcas conhecidas

Shell – O nome da empresa e seu símbolo nada têm a ver com as atividades da empresa.  Shell é a palavra inglesa para “concha” (presente no logo da marca) e remete aos fósseis, que por sua vez remete aos combustíveis fósseis. Mas a palavra “shell” vem de muito antes. A empresa, criada em 1907, nasceu da união da Royal Dutch Petroleum Company com a The Shell Transport and Trading Company. Esta última foi fundada pelos irmãos Marcus Samuel e Samuel Samuel.  Marcus tirou o “shell” do seu pai, que, no começo de 1833, vendia conchas para colecionadores em Londres.

shell-logo
Audi – A marca com os quatro anéis foi introduzida em 1932, com a fusão das marcas Audi, Horch, Wanderer e DKW.

Audi-logo-1999-1920x1080Kibon – Na verdade, Kibon é um nome usado somente no Brasil, Argentina e Ilhas Malvinas. Remete, claro, à expressão “que bom”. O nome da marca original é Wall’s, que sempre traz aquele desenho de coração como logo. O nome vem do fundador, Richard Wall. Mas, em cada país, um nome diferente é usado. Na Eslovênia, Croácia, Áustria e República Tcheca, a marca de sorvete se chama Eskimo. Na Espanha, é Frigo. Em Portugal, é Olá.

kibon logoElf – Essa empresa teve seu nome escolhido entre mais de 8 milhões de combinações de três, quatro e cinco letras.

elf-logo

Sony – A japonesa Sony misturou a palavra em latim “sonus”, que significa “som”, com a expressão popular japonesa “sonny”, que nos anos 1950 descrevia um jovem que fosse “inteligente e apresentável”.

sony-logo

Amazon – O criador da empresa, Jeff Bezos, queria um nome que tivesse a letra inicial “a” para aparecer no topo de qualquer lista alfabética (mesmo caso da Apple). Ele achou a inspiração no Rio Amazonas: gostou da ideia de usar o nome do maior rio do mundo para representar suas ambições nos negócios.

amazon_logo_RGB

Marlboro – A masculinidade dessa marca de cigarro só foi introduzida em 1955, com a associação do cigarro com imagens de cowboys. Na sua origem, em 1924, Marlboro era um produto destinado às mulheres.

marlboro-logoVirgin – Um colega de Richard Branson, criador da Virgin, teria dito que eles “eram completamente virgens nos negócios”.

virgin_logo_2387

Citroën – O engenheiro André Citroën, em 1903, abriu uma fábrica de engrenagem helicoidal com dentes. Sua empresa prosperou e tornou-se uma importante indústria automobilística; entretanto, sua marca original permaneceu.

Citroen-logo

Reebok – A marca de materiais esportivos se inspirou em “rhebok”, a palavra africâner para um tipo de antílope, o Pelea capreolus. Tudo a ver com agilidade e corrida.

Reebok-logo-2014

Kodak – O nome Kodak pode ser considerada uma onomatopéia (clic-clac) que descreve o som do obturador de uma câmera fotográfica.

kodak-logoPlayboy – O coelho foi escolhido como símbolo por seu interesse desinibido por sexo. A gravata borboleta e suas orelhas em riste sugerem que o coelho é elegante e… sempre alerta.

playboy

Häagen-Dazs – A marca de sorvetes tem cara de nórdica, mas é bem americana. De Nova York, mais precisamente. O dono queria um nome que soasse dinamarquês, justamente para transmitir a ideia de uma marca antiga, tradicional, confiável, artesanal, talvez de uma longínqua família europeia. Deu certo.

472px-Häagen-Dazs_Logo.svg

Ikea – Ikea é uma mistura de duas referências: O “i” e o “k” vêm das iniciais do fundador, Ingvar Kamprad. O “e” e o “a” vem de Elmtaryd e Agunnaryd, os nomes da fazenda e da vila onde ele cresceu.

2000px-Ikea_logo.svg

Skype – A marca misturou “sky” (céu) com “peer-to-peer” (termo para falar de conexão ponto a ponto). Assim criaram Skyper. Mais tarde, a empresa abandonou o “r”.

skype-logo-feb_2012_rgb_500

Nike – O nome é uma homenagem à deusa da vitória na mitologia grega. A empresa fundada em 1962, por Phill Knight, com o nome original de Blue Ribbon Sports (BRS), teve sua marca criada em 1972 pela estudante Carolyn Davidson, por meros 35 dólares; em 2000, segundo a Interbrands, a marca estava avaliada em US$ 8 bilhões.

Nike Logo

Spotify – Os criadores da empresa de streaming usaram as palavras “spot” e “identify” para criar Spotify.  Spot é “ponto”, “local”. Identify é “identificar”.

sdsd

 

Lacoste – O crocodilo da marca desenhada por Robert George procurou capitalizar o apelido do principal sócio da empresa, o tenista profissional René Lacoste.
lacoste
Apple – Apesar do logo original da empresa trazer o físico Isaac Newton sentado embaixo de uma árvore (o mito diz que uma maçã caiu em sua cabeça e ele “descobriu” a gravidade), não vem daí a inspiração primária de Steve Jobs para a maçã no nome e no logo da marca. Em seus anos “sabáticos e de andarilho”, ainda na juventude, Jobs passeou pela região do norte da Califórnia e pelo estado do Oregon. Por lá, começou a trabalhar em uma plantação de maçãs e adotou uma dieta baseada somente em frutas. Daí veio sua inspiração. Jobs acreditava que o nome era simples, divertido, inebriante e nada intimidador. Estas foram as principais razões para a escolha da marca:

1) o nome iniciava-se com “A”, portanto apareceria listado na frente da maioria dos competidores;
2) ninguém esperaria uma associação de sentidos de uma maçã com computadores, sendo uma aposta no inusitado;
3) uma maçã está ligada a uma vida saudável (“an apple a day keeps the doctor away”);
4) além do mais, a maçã desenhada com faixas é uma alusão à marca listrada da IBM e o pedaço mordido, uma clara referência ao pecado bíblico, marcava a irreverência para atrair jovens consumidores.

apple
Nestlé – O nome da empresa e o desenho da marca foram inspirados no nome do fundador, Henri Nestlé, e no significado da palavra “nestle”, derivada da palavra nest, ninho em inglês, que quer dizer aninhar-se, abrigar-se. A mais importante alteração da marca desde 1875 aconteceu em 1985, quando o número dos filhotes diminuiu de três para dois dentro do ninho – um sinal dos tempos, a redução da prole.

nestle-waters-logo

Yahoo! – O nome nasceu como um acrônimo para a expressão em inglês “Yet Another Hierarchical Officious Oracle” (algo como “Ainda outro hierárquico e oficioso oráculo”). Mas o nome também veio das histórias de “As Viagens de Gulliver”, onde uma espécie mágica chamada Yahoo é descrita como “violenta, barulhenta, rude”.

yahoo_logo_large-100044514-large

Blackberry – O nome da companhia foi criado em 1999 depois de verem que os botões do celular pareciam as “bolinhas” da amora preta.

blackberry

Nokia – O marca finlandesa tira o “Nokia” do nome da cidade Nokia, à beira do rio Nokianvirta. Por sua vez, a origem desse nome é um tanto obscura. No Finlandês moderno, “noki” significa “fuligem” e “nokia” é essa palavra no plural sem flexão. Uma teoria mais popular diz que o Finlandês arcaico tinha a palavra “nois” (plural “nokia”) e a palavra “nokinäätä”, que significava “fuligem marta”. Marta é uma designação de mamífero. Na região, qualquer mamífero de pelagem escura era chamado de “nokinäätä”.

nokia-logo

Google –  Google vem de “googol”, termo matemático que define o numeral 1 seguido de 100 zeros (ou seja: um número bem grande). Tamanho gigantismo representa o mundo de informações e dados que o Google tenta buscar e rastrear.

Google_2015_logo.svg

Pringles – Há duas teorias sobre “Pringles”. Uma diz que é uma referência à Mark Pringle, um americano que, em 5 de março de 1937, preencheu uma requisição de patente sobre “Método e Aparato para Processamento de Batatas”. Esse trabalho foi citado e usado pela Procter & Gamble para criar a marca de batata e criar sua própria patente sobre um método de desidratação de batatas. Outra teoria, mais novelesca, diz que os dois publicitários da P&G responsáveis pela marca moravam na Pringle Drive, em Finneytown, cidade do estado americano de Ohio.

PRINGLES-LOGO-2009BMW – A simbologia da Bayerische Motoren Werke e significa, em inglês, Bavarian Motor Works. designa a origem dos seus negócios: a fabricação de motores de aviões. A imagem é de uma hélice, e o azul e o branco da marca representam o céu e as cores da Bavária. A montadora alemã tem origem em Munique, na região da Baviera (em latim, Bavaria).

BMWlogo_B

Starbucks – O nome da rede de cafés tem inspirações literárias. Vem do famoso livro “Moby Dick”, de Herman Melville, onde há um certo Capitão Starbuck (sem o “s” no final).  A marca queria remeter aos mares e aos antigos navegadores e exploradores que transportavam entre continentes alimentos e mercadorias. E café, claro. Essa referência marítima também aparece na sereia de duas caudas presente no logo.

starbucks

M&Ms – O doce criado em 1941 tirou os seus dois “M” dos nomes Mars & Murrie: de Forrest E. Mars Sr., fundador da empresa Newark Company; e Bruce Murrie, filho do presidente da Hershey Chocolate e dono de 20% das ações do produto.

MM_s-Logo
Cruz Vermelha – Por diferenças culturais, a imagem do Red Cross (Cruz Vermelha) é modificada para Red Crescent (Lua Crescente Vermelha) nos países árabes e para Red Lion (Leão Vermelho) e Rising Sun (Sol crescente) no Irã.

cruzvermelha

Hyundai – O nome Hyundai vem de uma palavra coreana (origem da empresa, Seul) que significa “modernidade”.

Hyundai Logo

Oreo – A origem do nome é controversa. Uma teoria diz que vem da palavra francesa para “ouro”, “or”. A embalagem original da bolacha era dourada e tinha a intenção de ser um produto mais sofisticado e exclusivo. Outros dizem que vem da palavra grega “oros”, que quer dizer “monte” ou “montanha”.

oreo_logo_4082

Pepsi – O criador da bebida, Caleb Bradham, foi pouco original no início: batizou sua invenção de “Brad’s Drink” (“Bebida do Brad”). Depois, achou o “Pepsi” em “dyspepsia”, que é basicamente intestino preso. E a bebida tinha intenções curativas em sua origem, no fim do século 19.

Logo-Pepsi-atual

Marlboro – O nome Marlboro vem da rua Great Marlborough Street, segundo endereço da Phillip Morris Companies Inc, empresa fundada em Londres que criou a marca de cigarros.

marlboro-logoPizza Hut – Os irmãos Carney, em Wichita, Kansas, em 1958, abriram uma pizzaria em um local que já tinha um luminoso com nove caracteres. Pizza era o que eles venderiam, havia mais um espaço entre as palavras e só sobravam três letras. Alguém disse que o local parecia uma cabana (em inglês, hut). Pronto, aí estava o nome. O desenho de um telhado sobre o nome só foi feito 11 anos depois.

Pizza_Hut_Logo_2

Adidas –  Uma lenda urbana diz que Adidas é a sigla para “All Day I Dream About Sports” (“Todo Dia Eu Sonho Com Esportes”). Mas a origem verdadeira é outra. “Adi” e “Das” vem do nome do seu fundador, Adi Dassler, que criou a empresa em 1949. Antes, ele tinha com seu irmão, Rudolph, uma outra fábrica. Quando eles brigaram, Adi criou a Adidas e Rudi criou a Ruda, que mais tarde virou a Puma.

50-things-adidas-three-stripes-logo

Lego – De origem dinamarquesa, a Lego combina as palavras “leg got”, que significa “brinque bem”.

Lego-logo-749EEACA53-seeklogo.com

Barbie –  Ruth Handler, um dia, viu sua filha Barbara brincando com bonecas de papel e teve uma ideia de ouro: crianças queriam brincar com figuras de adultos, não somente de bebês. Depois, viajando à Alemanha, conheceu a boneca Bild Lilli, que daria a ideia final para criar o novo brinquedo. Em 1959, Ruth apresentou sua criação, Barbie. O nome veio de sua filha, Barbara.

barbie-logo-12632749A3-seeklogo.com

Nikkon – O nome Nikon vem de “NIKKO”, a abreviação do nome original da empresa, Nippon Kogaku K.K.  Depois, a letra “n” foi acrescentada para ficar uma palavra com impressão mais “masculina”.

nikon-logo-e1408464222440-800x354HP – A sigla HP abevia o nome da empresa Hewlett-Packard e usa o nome dos fundadores, William Redington Hewlett e Dave Packard.

MovingBrands_HP_S6_progressmarkcontext

 

 

Twitter – O nome original da marca era “twttr”, inspirado no Flickr. Palavras de cinco caracteres eram o tamanho dos códigos curtos das mensagens SMS nos EUA. “twttr”, também, porque o domínio twitter.com já estava em uso. Depois de seis meses de empresa, eles compraram o domínio e a marca virou “Twitter”. Twitter significa uma coisa “curta”, “informal”, uma “mensagem sem grande importância ou consequência”. Também significa o silvo dos pássaros (daí o logo da marca).

twitter-social-network-icon-vector_652139

Canon – A marca japonesa de fotografia, quando foi criada, se chamava “Kwanon” – que é o nome de uma deusa do budismo. Em 1935, a empresa queria se tornar mais popular no mundo e precisava de uma palavra com aparência mais “normal e fácil”. Então veio “Canon”.

Canon_Logo_350_tcm121-959888

Mc Donald`s – Os irmãos Richard e Maurice McDonalds criaram, em 1937, uma lanchonete chamada “The Airdrome”, na  Huntington Drive (Rota 66), na Califórnia. Eles vendiam somente hot dog. Depois, entraram os hambúrgueres. Em 1940, eles se mudaram para San Bernardino (ainda na Califórnia) e mudaram o nome do restaurante para “McDonald’s Bar-B-Que”. O churrasco era a especialidade da casa. Em 1948, quando o hambúrguer virou o negócio principal, o nome foi trocado apenas para “McDonald’s”.

mcdonalds-logo

Texaco –  vem de “The Texas Company”.  Este nome veio da origem da empresa, na cidade texana de Beaumont, em 1901.

texaco-logo-2016

Panasonic –  A empresa japonesa criada em 1918, em Osaka, começou a usar a marca “National” em 1927. Contudo, quando, em 1955, começaram a se expandir para os EUA e outros mercados, o nome “nacional” não podia ser usado, pois já era registrado. A marca então adotou “Panasonic”, com “pan” significando “todo” e “sonic” remetendo a “som”: “todos os sons”.

panasonic-logo

 

rubrica1

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s