quando as marcas trocam de cor com seus concorrentes

O poder de influência das cores nas marcas na percepção dos clientes  é importante e todos nós sabemos: essa percepção vai até o subconsciente e se for bem escolhida, é uma estratégia duradoura. Em muitos casos a utilização de determinadas cores na identidade visual de uma marca pode passar despercebida, mas o poder que elas influenciam perante seus concorrentes, mercado e clientes podem ser determinantes na escolha de um produto que muitas vezes não é o melhor de sua categoria.

A designer gráfico Paula Rúpolo fez uma experiência interessante ao trocar as cores de algumas marcas com as cores de seus concorrentes, mesma ideia teve um projeto do grupo britânico PrintSome, onde resolveram mostrar como seriam se os logotipos das marcas trocassem de cores com suas principais concorrentes. No primeiro momento você até assusta vendo as imagens, já que seu cérebro já está devidamente acostumado com as cores padrões.

Tal poder de modificar as cores da empresa nos leva a questionar: será que o público e o mercado acostumaria com tal mudança? Ou seria algo que afetaria a longo prazo essas empresas?

Mesmo quando as marcas usam cores parecidas, como por exemplo diferentes tons de azul, será que a inversão das cores passaria despercebida por seus consumidores?

O experimento é antigo, algumas marcas estão com o logotipo desatualizado, mas vale a pena conferir e experimentar a estranheza que essa mudança causa em todos nós.

Da ideia surgiram uma Coca-Cola azul, um McDonald’s verde e um Google roxo. Se no setor de alimentos, a mudança é mais radical, em tecnologia, o esquema de cores muitas vezes se parece, destaca Paula. Para a designer, que também cria identidades visuais de startups e pequenas empresas, o resultado reforça a importância da imagem para qualquer negócio.

tbcs-samsung-nokia-logos-C-1tbcs-coca-cola-pepsi-logos-C-1tbcs-facebook-twitter-logos-C-1tbcs-ferrari-bmw-logos-C-1tbcs-gatorade-powerade-logos-C-1tbcs-google-yahoo-logos-C-1tbcs-mastercard-visa-logos-C-1tbcs-mcdonalds-subway-logos-C-1 (1)tbcs-microsoft-apple-logos-C-1

 

 

mcdonalds-green-restaurant-europe-2

 

rubrica1

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s