Posicionar a marca sem atitude não basta

Posicionamento de marca todos nós sabemos que é muito importante, sabemos também que com isso a marca consegue assim uma melhor posição de mercado: qual público-alvo atingir bem como seu direcionamento e apresentação diante da concorrência. Mas posicionar-se não é suficiente: a marca precisa de atitude. A marca precisa ditar regras, dizer qual a sua real situação e para quais caminhos quer levar seus clientes – é preciso ter personalidade para uma marca chegar a esse ponto. Não basta apenas vender o produto, ofertar, divulgar, criar campanhas se na sua essência não ter conteúdo. Somente grandes marcas tem a personalidade de tomar atitude, buscar saídas e soluções, fazer com que o cliente enxergue a vida de um modo diferente. Muitas marcas ainda tem a postura de apenas vender por vender, agora criar cultura e hábitos na mente do consumidor não é tão simples, mas é fundamental para a sobrevivência das grandes marcas em um mercado cada vez mais concorrido e feroz. Sai na frente a marca que tem propósito , conhece seu mercado e clientes, com esse domínio consegue propor novidades e oferecer o inesperado. Para isso a marca precisa ter uma linguagem integrada: alinhar todas as suas propostas de acordo com todos os pontos de comunicação seja pela propaganda, nos pontos de atendimento ou mesmo no momento de atender o cliente pessoalmente ou através de uma central de atendimentos. Em um relacionamento verdadeiro, direto e objetivo grandes marcas conseguem propor novos hábitos, incentivar e conscientizar seus clientes a mudarem o estilo de suas vidas. A propaganda tem o poder de exercer essa mudança que a marca propõe, e com essa ferramenta poderosa grandes marcas conseguem grandes feitos.

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Recentemente a marca Nike criou uma campanha onde ironiza o tempo que gastamos nas redes sociais e na TV: em um filme só com texto, lido rapidamente por uma voz robótica, a Nike atira pra todos os lados, ou melhor, atira para todas as telas em que ficamos grudados mais de 10 horas por dia. O texto traz referências de séries de TV, como “Game of Thrones” e “Walking Dead”, cita o tempo que perdemos acompanhando a vida dos outros em fotos nas redes sociais, lendo textões políticos no Facebook, assinando petições ou decidindo se uma imagem é uma coisa ou é outra. Os vídeos exibidos pela Nike são paresentados em 5 temas: Opinions, Zombies, Celebrities, Pictures e Friends.

É uma espécie de resumão de tudo o que você vai encontrar no seu feed: “Mais uma opinião opinando sobre opiniões”. Termina perguntando “Are we running today?”, numa tentativa passivo-agressiva de nos motivar pra atividade física, no lugar de clicar, assistir e rolar páginas. Além do comercial principal, acima, a campanha conta com outras cinco peças. A criação é da Wieden & Kennedy de Portland. Ter personalidade para tal ação é característica apenas das grandes marcas. Desafiar o cliente, buscar valores que muitas vezes estão esquecidos fazem dessa uma campanha muito interessante e principalmente faz refletir se realmente nossas atitudes e rotinas estão de acordo com o que é “socialmente correto.” Dessa vez a Nike foi certeira, deu uma “sacudida” nos hábitos cada vez mais ociosos de toda sociedade atual.

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Mais que vender a marca Natura através da sua linha de produtos “Sou” incentiva o consumidor a ser mais consciente na decisão de compra. Através de uma campanha apresentada pela atriz e cantora Clarice Falcão a marca destaca todas as suas vantagens desde o processo de produção, embalagem do produto, até a chegar na casa do consumidor. Com isso a marca propõe que o consumidor tenha um olhar mais consciente e criterioso, ecologicamente correto, incentivando novos hábitos de consumo no momento da compra  e descarte das embalagens.

Há mais de dez anos a marca Johnnie Walker criou uma série de ações em bares e restaurantes no Brasil e por diversas cidades do mundo. A marca abraçou a causa do consumo responsável, o objetivo é conscientizar os consumidores que bebida e direção não combinam e com isso favorecem o estímulo a redução de acidentes de trânsito.

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Para ter acesso ao benefício da campanha no Brasil, basta o cliente apenas baixar e acessar o aplicativo 99Taxis (parceiro da campanha) e solicitar a opção Johnnie Walker #HojeNãoDirijo na forma de pagamento. Cada pessoa cliente com direito a uma corrida de táxi por fim de semana, sempre com prazos de campanha pré-estabelecidos. Existem várias formas e estratégias que a marca pode utilizar como ferramenta de ação e conscientização de seus clientes, desde a origem de seus produtos até o consumidor  final.

 

 

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