DETALHAMENTO DA METODOLOGIA BÁSICA A SER ADOTADA NO DESENVOLVIMENTO DO BRANDING

Segundo o Termo de Referência para o Desenvolvimento da Gestão de Marcas Setoriais da Apex Brasil:

branding

 

Etapa 1: Conhecimento e Investigação  Alinhamento conceitual: Disseminação e nivelamento dos conceitos e da importância do Branding para os setores e para as empresas com objetivo de preparar os participantes no ferramental de Branding; Gerar comprometimento no projeto de criação de uma marca coletiva; Gerar propagação dentro do setor e adesão das outras entidades e parceiros que atuem no setor.  Formação de um grupo de trabalho: Esse grupo de trabalho deve ser formado pela consultoria, representantes da entidade e das empresas do setor, gestor do projeto na Apex e outros parceiros envolvidos.  Identificação dos atributos e diferenciais da marca – Levantamento e análise de informações como o desempenho do setor, produção, exportação, concorrência, percepção dos diversos públicos, pontos críticos, atributos valorizados, comportamento de compra (consumidores finais e intermediários), objetivo do negócio, melhores práticas e modelos, contexto nacional e internacional, etc. Deverá ser considerando o Planejamento Estratégico Setorial e outros materiais, além de entrevistas com diversos públicos que se relacionam com a marca (compradores, formadores de opinião, empresários brasileiros, entidades parceiras, etc.).

Etapa 2: Estratégia da Marca  Definição do Posicionamento da marca: Com base nas informações levantadas sobre o setor, definir os atributos da marca e o posicionamento desejado – “Positioning Statement”. Aqui é importante ter clareza com relação ao público-alvo (perfil de compradores, características de comportamento, critérios de compra, etc.), tamanho do mercado e natureza dos concorrentes, bem como estabelecer um conjunto de significados/atributos para se alcançar o posicionamento desejado. Define-se a mensagem da marca, para quem a marca se dirige, o que representa e o porquê.

Etapa 3: Arquitetura da Marca  Definição da Arquitetura da Marca: definir como a marca setorial deve se relacionar com as outras, considerando hierarquia, tipo de eventos, formatação e prioridades.

Etapa 4: Identidade e Linguagem  Definição do nome da marca, do tagline (slogan), marca gráfica e diretrizes de linguagem (referências de estilos, cores, tipografia, grafismos, ilustrações, etc).  Desenvolvimento de um Manual de Marca – o manual da marca, ou brand book, deve conter a aplicação da marca em suas expressões e seus elementos estéticos, bem como as regras, normas de aplicação, e exemplos.

Etapa 5: Planejamento da Implantação  Definição das ações estratégicas para aplicação da marca: Ativar todos os atributos que norteiam a estratégia da marca, de forma coerente e sucessiva, proporcionando o entendimento de todos os públicos; Definir a forma de comunicar a nova estratégia para os públicos interno e externo: – Identificar os principais objetivos e metas a serem alcançados a curto, médio e longo prazos; – Identificar quais atividades, ações e recursos que melhor se ajustarão aos objetivos para promoção e lançamento da marca; – Analisar as prioridades com base na estratégia do negócio; – Identificar os principais públicos (interno / intermediários / externo); – Identificar materiais e intervenções a serem executadas; – Estruturar cronograma detalhado de atividades macro e ações pontuais, classificando-as no curto, médio e longo prazo; – Determinar as ações com base nas prioridades do projeto e no planejamento orçamentário; – Definição de indicadores de resultado; – Definição de reuniões de acompanhamento dos resultados e governança da marca. Etapa 6: Gestão da Implantação  Estabelecer um modelo de acompanhamento de implantação e posterior de gestão da marca, com comitê e metodologia estabelecidos para se monitorar (por meio de indicadores) a implantação e os resultados alcançados com a marca num horizonte de 1-2 anos.

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