MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL: A PADRONIZAÇÃO DO USO DAS MARCAS

O manual de identidade visual de uma marca é um documento que contém os elementos gráficos, os padrões visuais de um nome, idéia, produto ou serviço. Como a aplicação incorreta de logomarcas em materiais gráficos ou eletrônicos pode comprometer a memorização e a percepção da marca, o cuidado, padronização e profissionalismo são quesitos fundamentais. Quando se tem contato com uma marca aplicada sempre respeitando a sua identidade de cores, letras e formato, o consumidor a percebe com mais nitidez, o que permite um rápido reconhecimento e possibilidade de fazer associações instantâneas.

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Além disso, seguindo as normas do manual fica fácil para a empresa realizar alterações e adaptações da sua logomarca para aplicações em diferentes matérias de divulgação. O manual funciona, dessa forma, como um guia de orientação para os gerentes de marca e demais públicos relacionados a ela. O manual aborda ainda a correta aplicação da logomarca com a definição de cores e tamanhos, assim como os possíveis erros na sua apresentação. Por descrever cada elemento da logomarca, o manual possibilita a redução de problemas gerados pela impressão ruim ou incorreta das cores e formas da marca. Isso representa, muitas vezes, economia de dinheiro e de tempo. Alguns autores adotam o termo carta gráfica para designar o manual de identidade visual da empresa: Em razão da necessidade de poder adaptar a logomarca a diferentes contextos de utilização, é necessário associar-lhe uma carta gráfica que tenha por principal função editar as regras de utilização e de deformação possível da logomarca e do sistema de identidade visual a ela necessariamente ligado. (HEILBRUNN, 2004, p.95). Não há regras fixas, mas um manual de identidade visual deve conter, basicamente, as seguintes etapas: conceito e apresentação, escala cromática, aplicação em fundos coloridos, tipologia, limite de redução (papelaria, uniformes e materiais promocionais). O conceito da logomarca ou logotipo será importante para justificar sua existência, o que possibilita um melhor reconhecimento da marca e mais comprometimento com as ações estratégicas relacionadas a ela. Quando se conhece os significados de uma logomarca, é mais fácil lidar com ela. Nesse sentido, o manual deve apresentar de maneira clara e objetiva o significado dos principais elementos que formam a logo. Abaixo, as novas identidades visuais das concorrentes Oi e Tim:

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Já a escala cromática oferece informações sobre o padrão de cores usado na construção da marca, o que possibilita que sua identidade visual seja respeitada em quaisquer aplicações, sendo ela em meios digitais ou impressos. Além disso, com uma escala definida, a gráfica ou fornecedor de serviços terá mais facilidade de garantir fidelidade das características visuais no ato da impressão. As escalas, geralmente, incluem versões da logomarca colorida, monocromática, preta e branca e em tons de cinza. Outra função do manual é informar sobre a aplicação da logo em diferentes tipos de fundos. Neste aspecto, o mais interessante é garantir que a marca tenha destaque toda vez que for aplicada. Ela deve chamar a atenção do consumidor. Por isso, não é indicada a aplicação em fundos do mesmo padrão cromático da logo e nem em estampas, listras ou degradês, para não confundir o receptor da mensagem e concentrar o foco das atenções na logomarca. Além disso, quando se utiliza muitas cores, a impressão, por exemplo, pode ficar mais cara, sem falar no risco das cores não saírem como o previsto. Isso é importante, pois, muitas vezes gasta-se muito com patrocínios de eventos para que a marca seja divulgada em cartazes de divulgação e, ao final, a marca fica descaracterizada. A utilização da mesma fonte gráfica também padroniza a aplicação e permite reconhecimento imediato da logo. Sempre que alguém se deparar com a letra da marca, remeterá, imediatamente, à logomarca. Os textos de documentos e memorandos digitados na empresa devem sempre seguir o padrão de tipologia da marca incluídos no manual de identidade visual corporativa. Toda logo possui um limite de redução para manter sua legibilidade, para isso é definida em milímetros ou centímetros que auxiliam na ampliação do logotipo. Alguns manuais apresentam inclusive a malha construtiva, que serve de base para aplicações. A logo é subdividida em quadrados, que devem ser seguidos como referência quando for ampliada em outras superfícies como pinturas em veículos, aplicações em estampas, pinturas em geral. A papelaria da empresa inclui todo o material de escritório, como cartões de visitas, papéis timbrados, bloco de notas, envelope, pasta e carta, canetas e crachás. No cartão de visita são inseridos nomes e dados para contato como: telefone, site, e-mail e endereço com as dimensões de 5 x 9 cm. Para estes dados é utilizada a fonte institucional definida no manual. Para a criação e produção destes materiais é importante definir padrões para a posição dos elementos, cores e fontes gráficas criando um bom design e, de preferência, com baixo custo de impressão. Os uniformes são ótimos meios de comunicação da empresa com seu público externo. Transmitem a idéia de organização, integração e reforçam a marca. O atendimento também fica mais formalizado, pois permite que os públicos reconheçam e identifiquem os representantes da empresa. Outra ferramenta visual que garante identidade e apresentação da empresa é o estabelecimento de uma assinatura para mensagens eletrônicas, que é uma imagem inserida no final da mensagem de e-mail. No geral, nesta assinatura são inseridas o logotipo e também toda forma de comunicação da empresa como telefone e endereço. Por último, um manual de identidade de marca pode conter modelos para materiais promocionais e brindes. Ainda que a empresa não possa ou pretenda investir nestas formas de comunicação a curto prazo, eles estarão disponíveis. É importante assegurar que a posição da logo tenha destaque e valorize o nome da empresa.

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