A quebra de tabus das grandes marcas

O sucesso do branding está associado aos diversos valores que a marca assume ao se apresentar e se comunicar. Uma das características do branding é criar associações à marca e com isso conquiste seus clientes, e a forma como se apresentam define esses valores. Para isso não basta ter uma comunicação e proposta alinhada com seu mercado, é preciso conquistar, cativar, entender as suas necessidades e compreender que para entrar na mente do consumidor cada cliente precisa ser tratado como único pois tem perfil e identidade própria. As marcas precisam assumir identidade distinta a fim de se aproximarem de pessoas com diferentes estilos, além disso precisa saber qual segmento quer conquistar e em seguida assumir um posicionamento coerente com esse perfil de público. Dessa forma o cliente percebe os valores em todas as etapas que vão desde a propaganda, o atendimento nos pontos de vendas, a proposta de como a marca se apresenta e até mesmo após a compra quando precisa de uma assistência ou suporte. Grandes marcas tiveram a percepção e sensibilidade para perceber que a sociedade sempre teve seus mais variados estilos de vida e hábitos. Em menos de duas semanas, dois fabricantes de brinquedos em 2016 fizeram novos anúncios.  A marca Lego à partir de então irá fabricar brinquedos em homenagem aos portadores de necessidades especiais (PNE`s) – e a Mattel resolveu que não existe apenas um esteriótipo para as bonecas Barbie, sendo assim, irá lançar uma linha diversificada de cores e tamanhos diferentes do produto. No caso das bonecas Barbie a crítica foi grande, já que essa decisão foi tomada apenas após 57 anos da fabricação da primeira boneca. O caso da Lego não criaram tanta polêmica assim. O fato é que os fabricantes enfim descobrem novos nichos de mercado que por muitas décadas ficaram no anonimato. Não tem o por que de tamanhas críticas em cima do caso das bonecas Barbie – já que no segmento de brinquedos sempre foi associado um nome ao produto em si – o fato de diversificar abre um leque e quebra esteriótipos e mesmo que seja uma decisão após mais de 5 décadas ainda é tempo sim de identificar novos nichos de mercado. Abaixo, pela primeira vez na história, a homenagem da Lego aos portadores de necessidades especiais:

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Abaixo os novos modelos de Barbie:

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O fato é que novos valores surgem, outros resgatam e muitos mesmo após décadas são lembrados. O fato de um fabricante buscar se diferenciar no mercado – abrindo oportunidades e inclusões muitas vezes gera polêmica. Mas a importância de atender as necessidades de seus clientes nunca deve ser deixada de lado. Atrair novos consumidores faz com que as marcas sejam como camaleões – se adaptando ao mercado. Ao apresentarem esses produtos as marcas Lego e a Mattel estão fora dos parâmetros de estereótipo convencional. Recentemente a marca Johnnie Walker fez no Brasil uma campanha para desestigmatizar a tatuagem. A marca  Johnie Walker Brasil resolveu se posicionar  e despertar o senso comum. A marca tem destacado em suas campanhas  assuntos “polêmicos” e que realmente precisam ser tocados.

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Com essa atitude a marca enfrenta todo e qualquer tipo de pessoas e grupos preconceituosos que adoram disseminar ofensas nas redes sociais, os chamados haters. A marca assume com essa estratégia um posicionamento forte e claro de que todo e qualquer tipo de pessoa deve ser respeitados como são. Desde 2006 a marca Dove assume uma postura de reforçar em suas campanhas que seus produtos são para todo e qualquer tipo de mulher e a beleza é algo alcançável para todas. A ideia é celebrar todos os tipos de beleza, afastando preconceitos e estereótipos sobre a mulher, sem descriminação.Valorizam as mulheres “de verdade” e não modelos ou celebridades. Esse posicionamento foi muito bem sucedido e além de sair do modelo de estereotipo que e a sociedade impõe, fez com que a marca conquistasse mais clientes.

dove (1)Além disso, recentemente a Dove decidiu inovar mais uma vez e  manteve  a campanha Real Beauty – que discute as diferentes formas do corpo feminino. A marca que já valorizava a diversidade em suas campanhas, pela primeira vez resolveu trazer a ideia para suas embalagens. As marcas precisam sair do tradicional, do comum, daquele estilo de modelo determinado em que apenas um ou outro estilo é o correto. Somos várias tribos diferentes, de costumes e hábitos diferentes – cada qual com os seus valores e cabem as marcas buscar absorver e compreender que um único estilo não pode servir como referência para todos. A marca precisa quebrar estereótipos, sair para fora da caixa, acreditar na diversidade e questionar os padrões de valores que a sociedade impõe. Pessoas de verdade, de acordo com seu estilo de vida é que precisam ser prestigiadas. Saem na frente as marcas que levantam a bandeira em favor dos valores e da autoestima de seus clientes, dessa forma assumem personalidade diante de consumidores que muitas vezes sofrem preconceitos dos mais variados.

 

 

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