TUDO O QUE PRECISAMOS É AMOR

Que deve de ter uma marca para que seja amada pelos consumidores? O amor é indispensável em qualquer campanha publicitária. Só as marcas queridas serão as que sobrevivam. Quando Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr criaram a canção All you need is love, não se imaginaram que faria parte importante da carreira da publicidade.
MAS, QUE DEVE DE TER UMA MARCA PARA QUE SEJA AMADA PELOS CONSUMIDORES?: A resposta pode ser um pouco estranha, mas efetiva. Existem três elementos essenciais: Mistério, Sensualidade e Intimidade, passar do insubstituível ao irresistível. É muito simples de explicar: Entre mais saibamos mais aborrece; uma marca é sensual se apela a todos nossos cinco sentidos e o terceiro ponto se refere a que intimemos com ela.

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SOMOS REALMENTE PARTE DISSO?: Se falta algum dos três elementos estão deixando escapar a consumidores potenciais. Tudo o anterior se consegue contando histórias fantásticas e fazendo à marca propriedade da gente, transformando o supermercado num teatro de sonhos e tratando ao consumidor como a um amante e não como a um idiota.

ONDE ACHAR ESSES CONSUMIDORES: Qualquer um pode ser um consumidor de histórias, mas há que sair a procurá-los, um exemplo muito claro deles é a música. O mundo musical foi revolucionado pela gente e os novos sistemas. Por outro lado, as marcas se estão convertendo em commodities que são 80% sentimentais e 20% racionais. Deve ter mais emoção do que ação. Ademais é importante que ao terminar de ver um comercial te perguntes se o queres rever de novo. Se deve criar lealdade além da razão e fazer a marca propriedade da gente, ceder o poder aos consumidores.

COMO CHAMAR A ATENÇÃO DOS CONSUMIDORES: Por outra parte é de vital importância pôr a publicidade onde a gente a veja, onde queira que vá, tomar o mercado e sacá-los do habitual. O sucesso ou o fracasso é questão da linguagem e mais especificamente das letras. Os empresários e as marcas que triunfam são as que usam as “I” e as “E”: A “I” é para idéias, imaginação, intuição e inspiração. Enquanto a “E”, para emoção, empatia, exploração e encanto. Gente sem léxico não pode fazer um grande trabalho. Gente com ele pode fazê-lo tudo.

OS ELEMENTOS: A televisão chegou para ficar, já que estamos na era da televisão, pelo que há que usar o “SISOMO” (por suas siglas em inglês sight, sound e motion) que se refere a visualização, ao som e ao movimento, que é o que diferença às boas das más campanhas publicitárias. Qualquer pode ser um expoente local e global, o ponto está em não se fixar nas diferenças, senão nas semelhanças e daí partir para criar a mudança.

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EM SEU LIVRO LOVEMARKS, O PROF. KEVIN ROBERTS, SUGERE QUE NUM FUTURO NÃO MUITO LONGÍNQUO, SÓ AS COMPANHIAS QUE CONSIGAM CONVERTER SEUS PRODUTOS EM MARCAS QUERIDAS, QUE TENHAM LEALDADE ALÉM DA RAZÃO, SERÃO AS QUE SOBREVIVAM NO MERCADO GLOBAL SATURADO DE PRODUTOS. SE DEVE ATUAR AGORA E PENSAR DEPOIS.

PROF. KEVIN ROBERTS

CEO DA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE SAATCHI & SAATCHI, INICIOU SUA CARREIRA NOS ANOS 60 NA IMPORTANTE CASA DE MODAS BRITÂNICA MARY QUANT, DEPOIS TRABALHOU COMO EXECUTIVO SÊNIOR EM MARKETING PARA GILLETTE E PROCTER & GAMBLE PARA EUROPA E O MÉDIO LESTE. AOS 32 ANOS SE CONVERTEU EM CEO DE PEPSI. EM 1997 KEVIN COMEÇA A TRABALHAR EM SAATCHI & SAATCHI, AUMENTANDO A PARTICIPAÇÃO GLOBAL DESTA AGÊNCIA E ATINGINDO UM ENORME SUCESSO EM DIVERSAS EDIÇÕES DO FESTIVAL INTERNACIONAL DE PUBLICIDADE DE CANNES. E PROFESSOR DA CÁTEDRA DE EMPRESAS SUSTENTÁVEIS NA ESCOLA DE NEGÓCIOS NA UNIVERSIDADE DE WAIKATO EM NOVA ZELÂNDIA E UNIVERSIDADE DE CAMBRIDGE.

KEVIN ROBERTS DESENVOLVE EM SAATCHI, O QUE VEM SER O MAIS SIGNIFICATIVO APORTE À PUBLICIDADE NOS ÚLTIMOS TEMPOS, SUA IDÉIA DE LOVEMARKS. EM SEU LIVRO ROBERTS ASSINALA QUE O RETO DAS MARCAS E EMPRESAS HOJE, É O CRIAR CONEXÕES DE AFETO GENUÍNAS ENTRE SEUS CONSUMIDORES E COMUNIDADE, CRIANDO UM NEXO PRÓXIMO E PESSOAL, BRINDANDO AMOR E RESPEITO. EM 2004 EM SEU LIVRO LOVEMARKS: THE FUTURE BEYOND BRANDS, ROBERTS MOSTRA COMO O AFETO (AMOR E RESPEITO) FOI USADO POR MARCAS E EMPRESAS PARA CRIAR UM VALOR SUSTENTADO COM SEUS CONSUMIDORES.

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