a relação entre o ponto de distribuição e a marca

De acordo com Neil Borden (1949) os 4 p’s são fundamentais para o sucesso de uma marca. O fato é que recentemente a marca Natura apresentou a Campanha: “Chame que vem.” Onde eles prestigiam o trabalho de mais de 1 milhão de colaboradores da marca – detalhe: sem lojas físicas.

Há um bom tempo tenho acompanhado e admirado as campanhas da Natura e dessa vez eles foram direto ao alvo, foram certeiros – exploraram e reforçaram uma das linhas dos 4p’s – o ponto de distribuição da marca. A campanha Chame Natura, chame que vem está na TV, na internet, nas revistas e mostra para os consumidores todas as formas de beleza que a Natura tem a oferecer. É claro que esta campanha traz muitas oportunidades de negócios para consultores. Criada pela agência Taterka, a campanha traz uma mensagem inspiradora e vibrante, que aproxima a marca de seus consumidores.

É um chamado positivo para as coisas simples da vida, em um movimento que reforça a essência da Natura. A campanha apresentará novas formas de conectar os consumidores com Consultoras Natura, via mensagens de texto SMS e por meio da Rede Natura. O serviço de SMS permite que clientes encontrem Consultoras Natura por meio da tecnologia de geolocalização. Ao enviar gratuitamente, de seu celular, a palavra Natura para o número 28128, o consumidor receberá uma mensagem avisando que a consultora que estiver mais próxima entrará em contato. Para esse serviço, não é necessário ter aparelho com acesso a internet.

O consumidor também pode optar por comprar via web, navegando nos espaços das Consultoras Natura Digitais na Rede Natura. A plataforma de vendas on-line foi lançada nacionalmente em dezembro. Reforçar e focar no ponto de distribuição, valorizar o trabalho de seus consultores são atributos que valorizam ainda a força que a marca exerce no mercado. Abaixo a campanha da marca Natura:

Uma estratégia inteligente e diferenciada. O branding tem a função de gerenciar os diversos discursos de uma marca, que são oriundos de várias áreas do conhecimento, buscando unidade nas manifestações de identidade da marca. O marketing entra com sua função de planejamento, pesquisa de informações estratégicas para a idealização do produto. O design tem a função de decodificar essas informações, e, através delas, expressar visualmente a marca. A propaganda tem a incumbência de divulgar a personalidade da marca e gerar conhecimento. A arquitetura é um forte elemento de experiência, tanto do ponto de venda, quanto no contato com os colaboradores e funcionários da empresa. A administração e suas subáreas têm a função de planejar, organizar, gerenciar e controlar o trabalho de seus funcionários e colaboradores.

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