5 passos que irão transformar seu negócio em marca.

Empresas como Nike, Apple e Levi’s chegaram no ponto mágico onde seus nomes viraram sinônimo de produtos. Essa associação final entre uma empresa e seu produto não se deve apenas a uma estratégia de marketing inteligente; essa relação instantânea pode ser resumida em uma só palavra: branding.
Branding é o processo onde uma empresa consegue estabelecer uma mensagem coerente e fazer desta mensagem seu marketing. É um fator tão importante que a consequência do processo de branding, muitas vezes, pode ser o sucesso ou fracasso de um empreendimento. Estabelecer uma marca significa que sua empresa tem uma “voz” exclusiva e confiável, que consegue se comunicar com fluência com seu público alvo e estabelecer laços de confiança com seus clientes.

E como é que uma empresa consegue dar este pulo e virar uma marca? A seguir, os cinco passos que você pode dar para transforma seu negócio em uma marca conceituada – confira estas dicas e depois crie o seu próprio site grátis >>

1-Estabelecer a Identidade da Marca
Antes de começar a pensar em marketing e lucros, você precisa resolver o que você irá vender e para quem. A identidade da sua marca vai ser o guia de todas as etapas futuras de seu branding, então pense com muito cuidado qual será o tom da sua “voz”. Veja o questionário abaixo que pode te dar uma boa base para começar a trabalhar:
Quais são as cinco principais características do seu negócio?
Para qual questão ou problema o seu negócio está oferecendo uma solução?
Qual o público interessado na solução que você tem a oferecer?
O que faz sua empresa se destacar na sua área de atuação?

2-Desenvolver a “Voz” da sua Marca
Baseado em como você definiu a identidade da sua marca, agora você pode ir adiante e desenvolver a “voz” que você acha que será a mais eficiente para o sucesso do seu negócio. O que queremos dizer com “voz” é, na realidade, muito simples: Como você deseja apresentar sua empresa para seus clientes e para aqueles em potencial? Qual é a mensagem que você quer que eles escutem e como é possível ter a certeza de que eles vão escutar claramente?
Digamos que você as principais características do seu negócio sejam: divertido, acessível, confiável, voltado para a família e sólido. Agora é preciso pensar que tipo de linguagem, estilo, aparência e atmosfera serão ideais para transmitir estas características para seu público.

3-Planejar uma Estratégia de Marketing Coerente
Enquanto todas as empresas têm como meta final o sucesso, a maneira para chegar lá pode variar de acordo com a identidade e a “voz” que você estabeleceu para sua marca. Uma empresa que quer consagrar sua marca como exclusiva e sofisticada, provavelmente deve ficar longe de liquidações e promoções; já uma empresa que tem “gamers” como seu público alvo, deve focar sua estratégia de marketing nos canais sociais e fóruns mais populares para este público.

4-Estabelecer o Design e as Diretrizes do Seu Conteúdo
Agora que você já resolveu a “voz” da sua marca e a estratégia de marketing adequada, o próximo passo de seu branding é estabelecer qual a aparência que sua marca deve ter.
Recomendamos começar com o nome e slogan de sua marca. Juntos, eles devem expressar, em poucas palavras, a essência da marca – o que mais adiante será a base de textos que você usará em campanhas de propaganda, no seu site, nos seus anúncios e na comunicação com seus clientes.
O próximo passo vai ser traduzir a essência da marca em um esquema de design. Um dos pontos chave que separam uma empresa “fundo de quintal” daquela com uma marca verdadeira é o uso de um design consistente e coerente em todos os aspectos visuais relevantes. O objetivo dos seus sonhos é que as pessoas reconheçam a sua marca imediatamente, com base apenas no design. Quem não conhece a fonte da Coca-Cola ou a logomarca do Starbucks?

5-Criar uma Presença Online da Maneira Correta
Um branding de sucesso, especialmente para novas empresas, depende muito da sua presença online. Plataformas da internet são muito eficientes para se alcançar o público alvo diretamente e, para pequenas empresas, elas são acessíveis de uma maneira que a maioria das mídias tradicionais não são.
É preciso começar com um site profissional que amarre todos os elementos mostrados acima (identidade, voz, marketing, conteúdo e design). Para maximizar o branding virtual em seu site, recomendamos usar a checklist abaixo:
Nome de Domínio Personalizado: Uma URL idêntica ao nome da sua marca vai garantir que as pessoas vão saber como encontrar sua empresa online, além de transmitir profissionalismo e confiança aos visitantes do seu site. Verifique os nomes de domínio disponíveis no Wix.
Site Mobile: Não conte com o fato de que as pessoas vão acessar seu site só a partir de um desktop. Certifique-se que seu site seja otimizado para dispositivos mobile. Nós facilitamos isso para você com os templates otimizados para mobile.
Newsletters Poderosas: Marketing por email e distribuição de newsletters são métodos valiosos para se conectar com seu público.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s