as marcas e o mundo retrô

divulgação positiva, gratuita e em massa. Esses são alguns dos motivos que estão levando grandes marcas a relançarem produtos que já fizeram sucesso entre os consumidores, especialmente aqueles com um apelo retrô na onda (brands and the retro world). Falta de criatividade? Relembrar é reviver, como dizia o ditado – porém, para que haja essa conexão nostálgica é preciso certa familiaridade entre consumidor e produto, como explica Marcos Bedendo, professor da ESPM. “Há dois tipos de consumidores de produtos retrô: aqueles que vão pela vivência, ou seja, fazem alguma conexão entre o produto e a própria infância, ou aqueles que se sentem atraídos por essa estética característica”.  O “reciclyn” é moda desde que a comunicação comunica. Essas estratégias nos dão saudade e fazem com que a gente lembre de quem somos, onde estivemos e o que queremos com as novas gerações. Os relançamentos trazem de volta uma reaproximação do produto com o Cliente, trazendo de volta suas experiências um consumidor que tinha se distanciado. Se, por um lado, marcas como Coca-Cola, Nestlé, Brastemp e Mabel apostam em relançamentos e colocam nos pontos de venda edições especiais, por outro, empresas como Granado, Phebo e Devassa mantêm o passado e a tradição em sua essência. Abaixo, a linha retro da marca Brastemp:

bras

 

A Granado foi buscar nos primeiros anos do século passado a cara das embalagens antigas; como resultado, as vendas saltaram para a casa de milhões de unidades e, hoje, dos quatro produtos mais vendidos pela empresa, três são os mais antigos.

polvilho

A conceituação sobre o assunto abre discussões sobre experrões agregadas e amplia o conteúdo sobre o tema. Rohenkohl (2011, p.151) trata a distinção em torno dos termos:

  1. Antiguidade: é o objeto próprio do passado, contido de valor histórico;
  2. Réplica: é o objeto produzido hoje, imitado fielmente um objeto específico particular do passado ou não;
  3. Vintage: é o objeto que foi do passado incorporado no repertório atual. É um fato muito presente do segmento de moda;
  4. Retrô: é o objeto produzido hoje, inspirado nas características formais do estilo do passado, com processos de fabricação atuais. De modo geral indica em uma peça algumas características do passado, ou seja, envolve uma reciclagem de estilos.

 Abaixo, o brinquedo Boca Rica da Estrela, o Chocolate Lollo da Nestlé e o primeiro modelo de tênis da Oympikus foram relançados no mercado.

Apesar de existir os consumidores que vão puramente pela estética antiga, lançar um produto retrô também pode oferecer certos riscos para a marca, como, por exemplo, a falta de identificação com o objeto. Esta busca pelo retrô nada mais é que a atualização e/ou modernização de um estilo, substituindo seus componentes por outros mais recentes e eficazes. Enxergando nesse sentimento uma ótima oportunidade de negócio, as marcas têm feito de tudo para agregar um ‘quê’ de antigamente aos seus novos produtos, seja por meio de um design característico ou até mesmo relançando alguns sucessos de vendas de décadas passadas. Abaixo o Fusca e MiniCooper: dois produtos que tiveram uma releitura, porém, no caso do novo Fusca no Brasil o produto tem uma posição bem definida, bem acima do valor de mercado comparado a última versão da década de 90, diferente do seu modelo antigo que era popular e acessível:

2017-vwbeetle-49_940x532

 

A valorização do passado histórico de uma empresa é uma tática de negócio que faz parte de muitos planos de comunicação, de estratégias usuais e superficialmente parece apenas um complemento no âmbito da gestão.  A memória dos consumidores, a reutilização de formas e conceitos tradicionais marcantes até então ultrapassados agora servem como meios de interação da empresa e sociedade – se isso fosse usado apenas como mais um recurso habitual e não como dominante nas estratégias de design de marcas de produtos não estaria tão visível como uma tendência de mercado atual. Para fazer uma releitura do produto, a marca deve antes se preocupar com os princípios, valores, atributos e formas para que seja uma reprodução fiel aos princípios, gostos e costumes do seu consumidor.  

                                                                                     

                                  

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s