associação aos atributos da marca

uma grande variedade de associações com a marca pode, potencialmente, ser transferidas para a extensão. Aaker e Keller (1990) defendem que, provavelmente o mecanismo de posicionamento mais usado são os atributos e características do produto, e estes tanto podem favorecer, como prejudicar a extensão. A classe de produto da marca original, especialmente, se tratar de uma conhecida como cerveja ou automóveis, pode por si própria ter um conjunto forte de associações, que pode transferir para a extensão. Para a maior parte de extensões de marca, a motivação racional é de que a marca original tem associações que serão úteis para a extensão, este impacto pode no entanto, ser prejudicial. O limite para estas associações pode estar, no facto, de estas associações serem apropriadas, ou se forem dadas pistas para activar essa associação.

Aaker e Keller inferiram no seu estudo, também, como o fornecimento de informação adicional, acerca do novo produto, pode minimizar algumas das associações desfavoráveis, efetuadas apenas quando mencionadas como extensões de uma marca- mãe. Broniarczyk e Alba (1994) exploram a questão das associações especificas da marca. Uma associação especifica da marca é definida, simplesmente, como um atributo ou beneficio que diferencia a marca das suas concorrentes (MacInnis e Nakamoto, 1990). É usual o marketing de determinado produto fortalecer esta associação, uma prática que terá um ganho extra, caso a associação possa ser usada como uma plataforma de entrada noutras classes de produtos. Este estudo demonstra que, estas associações específicas, podem atenuar ou até contrariar a importância do afeto e da adequação com a marca, quando avaliamos uma extensão da marca.

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2 comentários sobre “associação aos atributos da marca

    • Podemos exemplificar em dois casos:

      A P&G e sua extensa linha de produtos: é muito comum associar um de seus produtos de toda a linha a marca principal. Ex: Fraldas Pampers.
      Em muitas campanhas do refrigerante Fanta ou Sprite: eles geralmente associam ao grupo Coca-Cola Company que é responsável por uma linha de diversas bebidas.

      Associar uma linha de produtos (Ex: Gillette) com a marca principal (P&G) muitas vezes transmite mais segurança e credibilidade e no ato da compra e entre a decisão de escolha entre um produto ou outro acaba sendo um enorme diferencial.

      Espero ter ajudado. Caso contrário ou tenha mais dúvidas, fico a disposição.

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