a relação das marcas com o psicológico

o comportamento de compra envolve atividades físicas, mentais e emocionais realizadas na seleção, compra e uso de produtos e serviços, compra r uso de produtos e serviços para a satisfação de necessidades e desejos. A Psicologia tem colaborado para a compreensão do comportamento de compra por meio do estudo dos fatores psicodinâmicos internos e dos fatores psicossociais externos que influenciam o consumo. Essa compreensão visa permitir o desenvolvimento de estratégias de marketing mais eficazes.O consumidor agora espera um alto nível de envolvimento emocional e a responsabilidade social com as marcas que consome. Elas agora têm que se ajustar à personalidade única e individual dos consumidores – a conveniência, praticidade e a utilidade, unicidade e referência como padrões principais de exigência no consumo, tem agora de abraçar em seu seio a procura pela identidade única do consumidor. Abaixo, a influência da psicologia das cores em relação as marcas:

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As marcas agora devem trazer alegria, motivação, esperança, conforto sensorial – explorar o psicológico do consumidor: a emoção humana como “oxigênio” do mercado. Assim, hoje, as empresas necessitam esquecer um pouco suas missões corporativas, muito eficientes internamente, mas que nem sempre geram mercado, se preocupado não apenas com a funcionalidade de seus produtos, mas seu impacto psicológico no consumidor. Este é o novo mudo das marcas da emoção da paixão – marcas psicológicas, antropológicas e de mudanças no comportamento – do design do ambiente e dos sentidos. Tem que se esmerar em alegrar – não basta satisfazer – seus consumidores através de produtos que transbordem imagem, em locais para consumo que sejam inspiradores e atentem para os detalhes mais profundos da psique humana. O neurologista Donald Calne afirma: “a diferença fundamental entre emoção e a razão é que a emoção leva a ação enquanto arazão leva a conclusões” (Interbrand, 2004). Mais emoções resulta em mais ações, vendas, market-share, lucros e valorização das marcas.

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