pontos de contato entre marca e público

ao analisarmos a identidade de uma empresa, antes de começar a desenhar a marca, um dos pontos que devemos auditar são os pontos de contato. Tanto clientes quanto público interno, fornecedores,vizinhança, enfim, todos os stakeholders da empresa. Os pontos de contato são todas as interações que sua empresa tem com estes públicos, e portanto, é a forma como ela se apresenta e se comunica com o mundo

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Os pontos de contato são todas as formas de comunicação que uma empresa tem com os seus públicos. Os pontos em que a pessoa e a empresa se encontram. Tanto clientes quanto público interno, fornecedores,vizinhança, enfim, todos os stakeholders da empresa. Tanto clientes quanto público interno, fornecedores,vizinhança, enfim, todos os stakeholders da empresa. São todas as interações que sua empresa tem com estes públicos, e portanto, é a forma como ela se apresenta e se comunica com o mundo. Pontos de Contato se constituem no espaço interativo entre os sistemas sociais, o das relações e o das percepções, que são tratados como “bolhas”. Dentro de cada “bolha” estão tanto os consumidores como os produtos.

Segundo os comportamentos metamórficos do homem contemporâneo, é fisiológico que os consumidores troquem de “bolhas”, dando origem aos chamados fenômenos de infidelidade. Produtos também podem mudar de um Ponto de Contato para outro, dando lugar a metáforas comunicativas, ou mesmo estar em mais de um Ponto de Contato simultaneamente, assumindo significados diferentes dentro de cada um (como mostra a figura abaixo). Neste conceito, as Marcas dentro de cada área de consumo não são únicas nem isoladas, mas inseridas em sistemas de consumo e significação, podendo fazer parte de mais sistemas simultaneamente, ou seja, são maleáveis.

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