o consumerismo

o consumerismo visa à defesa dos interesses de consumidores e usuários, individualmente ou em grupos. Direciona aos critérios em que as pessoas usam para adquirir bens ou serviços de forma consciente e sustentável. O termo também está relacionado com o consumo responsável, ético e solidário, conforme os critérios apropriados e racionais. Buscam contar a origem dos produtos adquiridos e os impactos ambientais, sociais e de consumo.

A diferença entre o consumerismo e o consumismo é que no consumerismo as pessoas consomem somente aquilo de que precisam, de uma forma controlada, responsável e que tem em contas as consequências econômicas, sociais, culturais e ambientais no ato de consumir. No consumismo a pessoa gasta tudo aquilo que tem em produtos desnecessários ou mesmo supérfluos, pois despertam a obrigação de ser adepto as tentações da publicidade e de tudo o que o mercado provoca como campanhas, assim como os demais meios de comunicação que muitas vezes tendem a desvirtuar do caminho dos demais interesses e valores próprios como indivíduo. A moda ou mesmo as tendências traduzem o que o mercado quer, muitas vezes determinam ou não o que o Cliente procura. Sem mesmo pedir autorização para entrar na sua casa – principalmente pelos meios de comunicação. Muitas vezes crianças acabam assistindo – reféns da comunicação. Bom isso? Nesse caso, podemos destacar o make trade fair não só como consumerismo, mas sim como um estilo de vida – se é certo ou não, a livre escolha é sua.

http://www.maketradefair.com

Buscam três verdes vertentes:

1. Conhecimentos → noções gerais de Ecologia, Gestão Ambiental, Ética e Responsabilidade Sociambiental. Ressalte-se que essas disciplinas não devem se restringir ao contexto acadêmico, pois muito do que internalizamos e assumimos como princípios e valores ocorrem durante a infância e a adolescência. Em vista disso, o Poder Público pode e deve contribuir ao oferecer uma educação básica que contemple tais propostas.

2. Habilidades → por meio do binômio treinamento-prática, cada pessoa ou grupos, devem adotar a consciência quanto aos impactos de suas decisões de consumo, no que concerne à economia, ao desenvolvimento social e à preservação sócio-ambiental.

3. Atitudes → não basta conhecer e saber fazer. Empresas, Governo e sociedade devem participar desse meio de consumo, seja dotado de consciência, ética e sustentável, não só exigindo mas também assumindo uma postura condizente com os princípios do consumerismo. O consumerismo está diretamente ligado ao make trade fair.

Com isso, pretendem criar o equilíbrio entre consumidores, produtores e distribuidores. Participam das decisões sócio-econômicas e sociais que afetam diretamente os consumidores finais; intervêem no sentido de preservar o meio ambiente, informar e proteger o consumidor – em prol de um desenvolvimento mais responsável, visando o respeito e o bem- estar do indivíduo. Da mesma forma visa o futuro das próximas gerações. Muitas vezes, a comunicação invade a sua casa sem mesmo pedir autorização, largam o que querem – principalmente através dos meios de comunicação como a T.V. Nessas horas, muitas vezes crianças acabam assistindo – e tornam-se reféns da comunicação. Não podemos generalizar, mas não podemos nos acovardar. Pode isso? Bom isso? Nesse caso, podemos destacar que o make trade fair está ligado não só com o consumerismo, mas sim como um estilo de vida mais saudável – se é certo ou não, a livre escolha é sua. Essa é uma das vertentes mais conscientes do marketing, e que faz parte de uma vertente do marketing de consumo – responsável e sustentável – e por que não auto-renovável?

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