merchandising em cena

o merchandising é uma dentre as diversas formas de divulgação da marca (merchandising in scene). É algo muito mais completo que procura acompanhar todo o ciclo de vida de um produto, desde a sua imagem para os PDV´s até o acompanhamento de seu desempenho diante dos consumidores, e é dentre as mídias a mais rápida e eficaz, pois é a única em que a mensagem conta com os principais elementos para a venda ser efetuada: consumidor, produto e dinheiro. É o conjunto de atividades de marketing e comunicação destinadas a identificar, controlar, ambientar e promover marcas, apresentar novos produtos e serviços – influenciando na decisão de compra. É responsável pela apresentação destacada de produtos na loja, criando espaço e visibilidade, de maneira tal que acelere sua rotatividade. Na ficção – todos querem saber qual a marca do produto X que tal artista usa. No cinema, há sempre uma curiosidade do expectador em saber há décadas qual será o próximo modelo de carro de James Bond? Nas últimas décadas as telenovelas, programas de esporte e os demais do segmento da TV e internet não foram diferentes – buscam o merchandising como forma de apresentar seus produtos. Sendo assim, podemos analisar que com o sucesso da novela Avenida Brasil (encerrada essa semana) – algumas marcas souberam utilizar muito bem a imagem de seus produtos no decorrer da trama. Abaixo, dentre as marcas em destaque na trama foram: a  Shineray, Kia e Embelleze.

A Kia Motors resolveu pegar carona no sucesso da novela Avenida Brasil e o resultado é que vários personagens usam os carros da empresa coreana na trama. Você já deve ter reparado que a maioria dos carros dos personagens – incluindo aí o sempre focalizado de Jorginho (Cauã Reymond) – é da marca sul-coreana. São mais de 30 carros novos à disposição da Globo para as ações de merchandising na trama de João Emanuel Carneiro. Cada menção às qualidades do carro pode custar mais de R$ 500 mil. Abaixo, a marca Lupo criou a camisa do Clube do Divino, parte do enredo da novela e com uma comunicação bem próxima da realidade de centenas de clubes de futebol de bairro e foi além, conquistou a simpatia dos expectadores:

Seguindo o ritmo das marcas acima, porém, fora da novela e no fim da história – a marca Gillette convidou o ator José de Abreu (Nilo) para fazer a barba. Uma estratégia inteligente da Gillette, já que o ator fazia o papel de um personagem barbudo (e de grande popularidade) – pela lógica no final da história quando tudo acabasse o ator certamente faria a sua barba. Aproveitando a oportunidade (e a popularidade do ator) a marca Gillette resolveu criar um evento. Abaixo, imagens do site Fique Linkado, onde a marca Gillette convidou o ator José de Abreu para o evento “Barba do Bem” – em parceria com o Instituto Ayrton Senna:


Parte do cachê recebido pelo ator foi doado para o Instituto Ayrton Senna – o que fortalece ainda mais a ação promovida pela Gillette. O que podemos concluir é que o merchandising é sempre bem vindo – seja em filmes ou mesmo nas novelas, porém – a marca em destaque deve aparecer como uma mera peça da cena, sem fortes apelos, o produto deve apenas fazer parte do enredo e vender por si. Quando o produto aparece de forma escrachada, ou mesmo quando os personagens começam a demasiar as vantagens que esse produto tem, perde o enredo histórico e parte apenas para o lado comercial e mercadológico – o que só compromete a essência do enredo –  torna o produto uma chatice pra quem assiste. A marca deve aparecer dentro da ficção – mas não sobressair ao enredo da história. É preciso aparecer sim, mas de uma forma inteligente, suscinta e ponderada – porém, deixe que seu expectador descubra as vantagens e qualidades dos seus produtos, assim como as marcas acima fizeram no decorrer da novela, de forma inteligente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s