marcas informais

no mercado econômico brasileiro encontram-se formas de comercialização pouco usuais no mundo desenvolvido, que ficam muitas vezes afastadas dos periódicos acadêmicos, mas que têm grande relevância quando trata-se de países em desenvolvimento. Os modelos informais (brands informal) de comércio ainda predominam em diversas regiões do Brasil e constituem ameaças ou obstáculos as empresas líderes. Encontra-se em diversas categorias de produtos com a participação agressiva de marcas informais, que são produtos de qualidade bastante inferior, com embalagens bastante rudimentares, muitas vezes improvisadas e sem informações de produto adequadas.

Muitas vezes são produzidas por indústrias de pequeno porte, algumas clandestinas ou com níveis de qualidade e controle paupérrimos. A distribuição é feita em feiras livres, barracas de vendas ou mesmo em pequenos varejistas, chegando atualmente nas prateleiras das pequenas ou médias redes supermercadistas. Estas empresas atuam, muitas vezes, aproveitando-se de sonegações fiscais e competindo ilegalmente com empresas que pagam seus tributos legalmente. Como exemplos podem ser facilmente encontrados produtos informais de limpeza, higiene, roupas, mochilas, pilhas e até mesmo produtos eletro-eletrônicos, entre outros.

 

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