place branding

a marca país (place branding) é uma recente área do marketing que tem por objetivo a construção e a divulgação das localidades como marcas, sejam estas cidades, regiões ou países. As ferramentas de branding constituem-se como um elemento fundamental a serviço da competitividade entre essas localidades. Numa definição mais palpável do Place Branding, os lugares são tratados como empresas. O trabalho do branding nesse caso é construir a marca e gerenciar a imagem dos lugares a fim de se atrair investimento externo, turistas, fama e até mesmo atrair eventos internacionais como a Copa do Mundo, as Olimpíadas, e até mesmo a Fórmula 1, é o caso da entrada de novas cidades no circuito mundial como as cidades de Singapura e Valência.

 Cidades tornam-se produtos de divulgação, atraem mercado, movimenta investidores e o país torna-se uma marca. Como somos vistos lá fora? O país do futebol, do carnaval, das mulatas, e outros estereótipos que reforçamos displicentemente.  Que tal agregar outros elementos à esta visão “soft”do Brasil?  Temos que mostrar que o Brasil pode ser muito mais do que um local bom para se dar uma festa. As experiências definem se uma marca terá sucesso ou não. O mesmo acontece com os lugares. Se as pessoas têm uma determinada experiência, seja esta positiva ou negativa, com um lugar, elas comunicam e divulgam isso. O Place Branding ocorre quando um público fala para outro, quando uma população inteira é estimulada a tornar-se porta-voz dos valores e qualidades de sua nação. Mas Place Branding  não é só importante para atrair turistas, como pensam algumas pessoas. As empresas ao se internacionalizarem carregam como seu sobrenome, a marca Brasil, com todas as associações positivas e negativas possíveis. Outra questão importante que envolve o assunto é: “Como uma marca é percebida?” O Place Branding baseia-se entre outras coisas na busca do diferencial do país em relação aos outros concorrentes. Abaixo, um vídeo promocional de boas vindas para as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.


Um posicionamento claro deve nortear as manifestações da Marca Brasil,  para que seja efetivamente entregue nos diversos pontos de contato.O modo como a população ou os visitantes percebem uma cidade e a imagem que constroem e projetam desta, também é um ponto-crítico para o sucesso do lugar. A construção da marca país deve começar dentro de casa. Se os cidadãos do próprio país não entender, incorporar e vivenciar a sua própria marca, então a estratégia não é revelar e portanto não vai funcionar. Estamos vivendo a era da marca Brasil.

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