estatura e vitalidade

estatura da marca (brand stature) resulta na soma da estima com a familiaridade: a estima combina qualidade percebida com percepções de crescimento ou declínio na popularidade da marca. A estima é em média largamente baseada na qualidade percebida, mas existem marcas para as quais um declínio ou crescimento na popularidade afetam decisivamente a estima. Por seu turno, a familiaridade indica que o consumidor não apenas conhece a marca, mas sim compreende o seu significado e propósito, sendo então,  gerada pela intimidade do consumidor com a marca.

Algumas características de estaturas:

  • Estatura e força da marca elevadas: todas as marcas situadas nesse quadrante detêm um elevado brand equity, que deve ser protegido e explorado. Ex:

  • Estatura e força da marca baixas: esse quadrante é, em geral, composto por marcas nascentes ou ainda com pouco passado; no entanto, uma marca que permanecer muito tempo nesse quadrante terá poucas chances de se tornar forte a longo prazo. Ex:

  • Estatura baixa e força da marca elevada: as marcas aqui localizadas são marcas fortes em nichos de mercado; Ex

ou marcas com oportunidades significativas de crescimento via desenvolvimento da sua estatura. Ex:

  • Estatura elevada e força da marca baixa: integra marcas cansadas, mas que ainda retêm alguma estima e familiaridade. Ex:



Uma marca tem vitalidade quando:

  • Diferencia-se de outras na mente do consumidor, logo essa diferenciação é relevante para as necessidades do consumidor.
  • A marca tem estatura quando suscita há uma relação entre alto apreço e  alta familiaridade em seu mercado-alvo.
  • Para conseguir vitalidade e estatura para uma marca é necessário apenas: estratégia, marketing e comunicação de marketing.
  • Deve ser uma resposta aos desejos e necessidades do público e estar em sintonia com as oportunidades do mercado.

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