brand stars

definimos como Brand Stars em 5 camadas onde cada uma delas especifica um ponto importante de determinado produto. O sistema foi concebido originalmente como um método de mapeamento de uma ampla gama de produtos em torno de um posicionamento da marca central.

São elas:


Camada 1: Núcleo da Marca: A essência daquilo que o produto representa; a funcionalidade nata.

Camada 2: Ambiente Planetário: Características racionais, carcterísticas de diferenciação, atributos de performance, e “herança genética” (raiz) do produto.

Camada 3: População Planetária: Perfil do consumidor desejado para adquirir este produto e também o consumir que é retido e fidelizado.

Camada 4: Benefício Planetário: Motivos e diferenciais pelo qual você compraria o produto.

Camada 5: Atmosfera Planetária: Facetas emocionais da personalidade do produto: Como ele é fisicamente, sons caracteristicos, o que ele faz, que gosto ele tem, como ele cheira, etc.

Diante dessa teoria, fica mais fácil organizar um sistema solar próprio onde possamos posicionar facilmente nossos produtos/serviços e marcas mediante seu mercado. Fazer este exercício para a concorrência pode ser uma excelente forma de achar oportunidades e falhas do adversário. Pensar estrategicamente fazendo analogias deste tipo lhe permitirá pouco-a-pouco entender qual a melhor forma de posicionar seu produto e marca para seu público-alvo e seu direcionamento de mercado. Abaixo o Chevrolet Zafira – uma interessante propaganda de um produto que além de abordar a funcionalidade, direciona ao tipo de perfil desejado, traz diferenciais e aborda os 5 aspectos citados acima.

Podemos verificar que a marca soube ressaltar os diferenciais do produto, aliado ao perfil de consumidor.

 

rubrica1


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s